
Cerca de 13 mil participantes, entre professores e profissionais da educação, participaram, neste domingo (12/10), da 1ª Corrida da Educação Municipal, na Avenida Beira Mar, em Fortaleza. A prova contou com dois percursos: 3 km (categoria pessoa com deficiência e geral) e 6 km (categoria geral).
Todos os participantes receberam o kit oficial da corrida, composto por camisa dry fit, bolsa, número de peito e chip de cronometragem. Aqueles que completarem o percurso dentro do tempo regulamentar receberam medalhas, e os três primeiros colocados de cada categoria foram premiados com troféus.
O titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Idilvan Alencar, afirmou que, independentemente da classificação, o incentivo da Prefeitura de Fortaleza é que os cidadãos dediquem-se às atividades físicas e à manutenção de práticas saudáveis.
“Nós temos um cuidado com os nossos profissionais da educação. A ação tem o objetivo de integrar toda a comunidade escolar, valorizando a qualidade de vida e o bem-estar, num grande evento esportivo. Fiquei muito feliz, pois, do início ao fim, o sentimento era de comemoração, energia e engajamento dos corredores, que demonstravam estar ali com muita alegria”, afirmou.
A professora de Educação Física do CEI e Escola Dom Aloísio Lorscheider, Jordana Jordão, participou da corrida e elogiou a segurança do evento.
“O trajeto estava bem sinalizado, o que nos deu segurança para andar e correr à vontade. Foi maravilhoso correr com os colegas de trabalho. Nos divertimos bastante”, disse.
Já Ana Virgínia Marques, também professora do CEI, elogiou a iniciativa e ressaltou a importância que a prefeitura dá aos profissionais da educação.
“Adorei a iniciativa. Tudo muito bem organizado, com colaboradores que nos motivaram durante todo o trajeto. Um momento leve, cheio de energia boa e valorização para quem está sempre em movimento, dentro e fora da sala de aula”, ressaltou.
A técnica em Educação Andréa Machado reforçou a segurança da corrida. “Uniu saúde e interação. Foi um momento maravilhoso e muito organizado”, finalizou.
Para celebrar o mês do professor, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), planejou um calendário especial que contempla espetáculos teatrais, shows, palestras e apresentações musicais.