
Neste domingo (15/6), Fortaleza recebe a 4ª edição do Pedal do Orgulho LGBTI+, evento que integra a programação do Mês da Diversidade Sexual e celebra o Dia Internacional do Orgulho. A concentração será às 6h30 da manhã, no Passeio Público, no Centro da capital, com largada prevista para às 7h30. A expectativa de é reunir cerca de 200 ciclistas.
O passeio ciclístico é uma realização da Associação Mães do Orgulho e Resistência Ceará (Amor), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), por meio da Coordenadoria Especial de Diversidade Sexual. Neste ano, o evento foi oficialmente reconhecido pelo Estado do Ceará e incluído no calendário de eventos por meio da Lei nº 19.244.
Com um percurso de 8 km, o trajeto passa por vias centrais de Fortaleza, incluindo a Rua Major Facundo, Avenida Dom Manuel, Avenida Monsenhor Tabosa e Avenida Beira-Mar. Haverá uma parada para hidratação no bolsão de estacionamento da via, na altura da Rua Nunes Valente. O retorno será feito pelas avenidas Historiador Raimundo Girão, Pessoa Anta, Alberto Nepomuceno e Rua Dr. João Moreira, encerrando novamente no Passeio Público.
Durante todo o percurso, agentes da AMC darão suporte à atividade, garantindo a organização e a segurança dos participantes. A Guarda Municipal dará apoio ao evento e Secretaria de Municipal de Saúde realizará com aferição de pressão, entre outros serviços.
Para o coordenador especial de diversidade sexual, Narciso Junior, o evento é um símbolo do compromisso com os direitos da população LGBTI+.“A Prefeitura dá visibilidade à luta pela igualdade de direitos e à diversidade sexual”, afirma.
Gioconda Aguiar, liderança da Associação Mães do Orgulho e da Resistência, destaca a importância do reconhecimento oficial do evento. “O pedal é um ato de resistência e de orgulho. Estamos muito felizes com a conquista da Lei que valoriza e institucionaliza essa ação”, conclui.