Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

A convite do vereador Coronel Rosses, CMM realiza Cessão de Tempo ao médico Gerson Mourão

12 de fevereiro de 2025
Compartilhar

A Câmara Municipal de Manaus (CMM), realizou nesta quarta-feira (12 de fevereiro), a convite do vereador Coronel Rosses (PL), uma Cessão de Tempo em favor do Diretor-Presidente da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o médico oncologista Gerson Mourão.
O vereador abriu seu primeiro discurso falando sobre a proposta da Agência Nacional de Saúde (ANS), já revogada, de que os planos de saúde realizassem exames de mamografia em mulheres entre 50 e 70 anos apenas de dois em dois anos e não mais anualmente.
Rosses afirmou que, caso a mudança se concretizasse, poderia resultar em uma catástrofe na saúde pública do país acerca do número de casos de câncer de mama.
“Quero expressar minha indignação com a proposta da ANS de reduzir a frequência da mamografia para mulheres entre 50 e 70 anos, de anual para bienal. Essa medida compromete a detecção precoce do câncer de mama e coloca vidas em risco”, alertou.
Segundo a FCecon, 40% dos casos de câncer de mama ocorrem na faixa etária entre 40 e 50 anos e 20% das mortes por câncer de mama acontecem exatamente nesse período; 25% das mulheres que realizam mamografias entre 40 e 50 anos evitam a perda da mama e,  consequentemente, aumentam suas chances de sobrevivência.
Já segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2024, cerca de 40% dos casos de câncer diagnosticados no Brasil já se encontram em estágio avançado.
O presidente da FCecon explicou que a mamografia é um exame simples, mas fundamental e que pode colocar Manaus e o Amazonas na vanguarda do combate ao câncer de mama, tornando-se referência para o Brasil.
“Essa proposta da ANS é desumana. Nós precisamos de investimentos e projetos que ampliem o acesso à mamografia, garantindo que todas as mulheres, independentemente da condição financeira, possam se prevenir tendo em vista que a mamografia ainda é o exame mais preciso para detecção da doença”, afirmou Mourão.
A proposta da ANS era retirar das mulheres entre 40 e 50 anos, que possuem planos de saúde e podem pagar pela mamografia, o direito de realizar o exame anualmente. Essas mulheres só poderiam realizar a mamografia a partir dos 50 anos, e, ainda assim, apenas a cada dois anos exatamente como já ocorre com as pacientes atendidas pelo SUS.
Os vereadores presentes apoiaram a iniciativa de Rosses em ceder a palavra ao Diretor-Presidente e pontuaram a importância da mamografia no Estado.
Texto: Gabriele Moura (assessoria de imprensa do parlamentar)
The post A convite do vereador Coronel Rosses, CMM realiza Cessão de Tempo ao médico Gerson Mourão appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Redação 12 de fevereiro de 2025 12 de fevereiro de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Municipal

Câmara Municipal de Manaus define Comissões com escolha de suplentes

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Municipal

Professor Samuel assume liderança do PSD na Câmara Municipal de Manaus

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Municipal

Zé Ricardo é escolhido presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Manaus

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Municipal

Rodrigo Guedes denuncia aumento de 12,32% na conta de água dos manauaras

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Municipal

Sérgio Baré se posiciona contra decisão da ANS que restringe exames de mamografia

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Municipal

João Paulo Janjão propõe a criação da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer

12 de fevereiro de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza