Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Abertura do São João de Fortaleza lota Polo de Lazer do José Walter

7 de junho de 2025
Compartilhar
palco do são joão
O público no Polo de lazer do bairro José Walter curtiu os shows de Toca do Vale, Japinha, Jean Dumont e Robertinho do Acordeon (Fotos: Kiko Silva)

Enquanto o forrozeiro puxava o fole da sanfona e as bandeirinhas coloriam o céu, o Festival do Pratinho enchia o ar com cheiro de creme de galinha, paçoca e vatapá. Nesta sexta-feira (06/06), a abertura oficial do São João de Fortaleza lotou o Polo de lazer do bairro José Walter, território simbólico da tradição junina na capital. Realizado pela Prefeitura de Fortaleza por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), o evento contou com o apoio do Instituto Cultural Iracema (ICI). Este ano, os festejos levam o tema “É Arraiá por toda a Cidade”, marcando o compromisso com a descentralização das ações culturais e a valorização das manifestações populares nos territórios.

O público dançou ao som de Toca do Vale, Japinha, Jean Dumont e Robertinho do Acordeon, além de , tenda de sustentabilidade e o Festival do Pratinho, realizado em parceria com o Mercado AlimentaCE.

Festival do Pratinho, realizado em parceria com o Mercado AlimentaCE
O Festival do Pratinho foi realizado em parceria com o Mercado AlimentaCE

“Para a gestão, é muito importante reverenciar a memória da cidade, e o movimento dos arraiás e das quadrilhas juninas é marcado pela liderança da Cumade Chica. Trazendo a abertura para o José Walter, a gente fortalece esse legado e promove a descentralização dos eventos culturais,” afirmou a secretária da Cultura Helena Barbosa.

Segundo ela, a estratégia de descentralização das ações culturais e valorização da tradição no São João contempla diversas ações, entre elas o reconhecimento das quadrilhas juninas como Patrimônio Imaterial do Município, oficializado recentemente pela gestão. “Neste São João, investimos em 24 festivais, em todas as regionais da capital, e no incentivo de mais de 50 quadrilhas. Esse movimento contribui para o reconhecimento de que toda a cidade tem um circuito de economia criativa, de produção artística, e fomenta esses pontos,” ressaltou a secretária.

No comecinho da festa, o agente de endemias Rodrigo Farias já caprichava no arrastapé. “Eu adoro o São João. É uma época em que eu lembro muito das tradicionais festas que aconteciam em Fortaleza, e principalmente aqui no José Walter,” conta.

Para ele, a escolha do bairro para a abertura do São João de Fortaleza é um exemplo do olhar da gestão municipal para a periferia. “Aí é onde o poder público faz diferença, trazendo a cultura para quem não pode ir até a Beira-Mar,” conclui Rodrigo.

A empreendedora Daiany Guilherme de Almeida completou uma década vendendo pratinho em eventos. Moradora do José Walter, ela começou trabalhando no Arraiá da Cumade Chica, e considera participar do Festival do Pratinho “um prazer e uma honra”.

“Eu aprendi a amar a cozinha aqui no José Walter, então é muito emocionante estar aqui hoje. E a estrutura está muito bacana, tudo muito envolvente e encantador,” conta ela, calculando que deve faturar o triplo do que costuma ganhar em outros dias.

Homenagem

público na cidade cenográfica
O público aproveitou a cidade cenográfica

Este ano, o São João presta uma homenagem especial à Cumade Chica, precursora dos festivais juninos de Fortaleza, que criou, na década de 70, o “Arraiá da Cumade Chica”. Iniciado na Avenida G, o festival foi transferido para a Praça da Terceira Etapa, no Conjunto José Walter, em virtude do crescimento do evento. Em 2018, ano em que a Cumade Chica faleceu, o evento foi integrado ao calendário oficial de eventos do Estado do Ceará, pela Lei nº 16.623.

Neném Westhauser, filha da Cumade Chica, se emocionou com a homenagem. “É um misto de saudade e alegria. Cada música é um choro, é uma lembrança,” resume ela enquanto puxa pela memória a história do arraiá organizado pela mãe.

“Começou no quintal da casa da minha mãe. Depois foi pra frente da casa, em seguida para a praça, depois para esse espaço aqui todinho. E vem gente de todo canto pra festa,” relata Neném.

Redação 7 de junho de 2025 7 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza