
A Secretaria Municipal da Educação (SME) promoveu, nesta quinta-feira (26), o Café no CEI, no bairro Álvaro Weyne, Fortaleza. O objetivo da ação é socializar e potencializar as práticas pedagógicas, realizadas pelas instituições de Educação Infantil. Participaram no encontro nove coordenadoras de creches parceiras e 22 coordenadoras dos Centros de Educação Infantil do Distrito 1.
Segundo a gerente da Educação infantil do Distrito 1, Sammya Moura, a ação inovadora, foi pensada, principalmente para coordenadores pedagógicos da educação infantil, por compreender a importância do trabalho realizado por eles e da necessidade constante de formação no contexto das unidades que atendem crianças na faixa etária de 0 a 3 anos.
“Além disso, são os coordenadores pedagógicos que, nas unidades, incumbem-se da articulação entre o conhecimento e a equipe docente e são essenciais para efetivação dos diferentes projetos desenvolvidos na rede, para as crianças, suas famílias e toda a comunidade escolar. Estes profissionais também exercem papel fundamental na tentativa de garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças”, afirmou.
Fortalecimento da educação





Ainda segundo a gerente, a essência do projeto consiste na partilha de conhecimentos e saberes pedagógicos, que causem impacto e transformações educacionais entre instituições de Educação Infantil de Fortaleza.
“Essas ações práticas fortalecem o entrosamento, o entendimento das políticas e diretrizes que tratam da educação de crianças bem pequenas na Rede Municipal, de modo a promover a qualidade do trabalho realizado”, finaliza.
Os professores e coordenadores puderam ainda conferir de perto os trabalhos das crianças sobre estímulos sensoriais, colagem com tecido, desenhos livres e história dos instrumentos musicais.
A ideia do “Café no CEI” surgiu em 2022 e nesta gestão os coordenadores decidiram ampliar a ação para as Creches Parceiras.