Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Carnaval na Floresta 2024: FVS-RCP divulga monitoramento de atendimentos de saúde do desfile das Escolas de Samba

6 de fevereiro de 2024
Compartilhar

Boletim de monitoramento é divulgado nesta segunda-feira (05/02)

Foto: Anne Alves/FVS-RCPA Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, divulga, nesta segunda-feira (04/02), o monitoramento de atendimentos de saúde durante o desfile das Escolas de Samba, no Centro de Convenções Professor Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus, durante o Carnaval na Floresta 2024. O documento está disponível em: abre.ai/iOxJ. 

A vigilância em saúde desempenha papel preventivo e de resposta em eventos de massa, visando segurança, saúde e o bem-estar da população envolvida. De 1º a 3 de fevereiro, durante o desfile das Escolas de Samba de Manaus, foi realizado o monitoramento de evento de massa com dados sobre atendimento de saúde. Ao fim do evento, os dados foram consolidados em Informe Epidemiológico e divulgados à população. 

Para o monitoramento, a FVS-RCP executa as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam identificando ocorridos de saúde relacionados à programação realizada no evento e que são encaminhadas ao serviço de saúde instalado na estrutura do sambódromo. 

Estão incluídos no monitoramento atendimentos de saúde realizados e o perfil dos atendidos, como faxa etária, sexo, raça/cor, residência, sinais e sintomas e hipótese diagnóstica. Também estão incluídas as ações de prevenção à HIV/Aids e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) realizadas com quantidades de preservativos e material de educação em saúde distribuídos. 

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, as medidas de segurança para o carnaval desempenham papel estratégico na redução de riscos à saúde pública e no bem-estar de todos os participantes do evento.

“Em ambientes onde há uma grande concentração de pessoas, como o Carnaval, o monitoramento de evento de massa fortalece as ações de prevenção e contribui para identificar possíveis mudanças de cenário epidemiológico em tempo oportuno”, ressalta a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

FVS-RCP no Carnaval

Durante a programação do Carnaval na Floresta 2024, além do monitoramento de evento de massa com vigilância sensível acerca dos atendimentos de saúde realizados, a Fundação desfilou, no sábado (03/02), o “Bloco da Prevenção – na folia com saúde”, com alerta sobre prevenção a doenças com período sazonal na época de chuvas no estado. 

Combinadas, as ações de vigilância em saúde durante o Carnaval visam atuar na prevenção de doenças transmissíveis, além de estar a postos para qualquer evento inusitado de interesse à saúde pública.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Redação 6 de fevereiro de 2024 6 de fevereiro de 2024
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

RecuperaFone: Operação prende suspeitos de integrar grupo envolvido em roubos de celular em Manaus

12 de fevereiro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia nova convocação de mais de mil aprovados em concursos das Forças de Segurança

12 de fevereiro de 2025
Amazonas

PC-AM divulga imagem de mulher que desapareceu no bairro Flores

12 de fevereiro de 2025
Amazonas

Sine Amazonas divulga 160 vagas de emprego para esta quinta-feira

12 de fevereiro de 2025
Amazonas

Sefaz-AM divulga lista de ganhadores em sorteio mensal da Campanha Nota Fiscal Amazonense

12 de fevereiro de 2025
Amazonas

Cineclube de Arte exibe três filmes de Jimmy Christian no Teatro Gebes de Medeiros

12 de fevereiro de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza