Nos dias 15 e 16 de julho de 2025, Fortaleza realizará a 16ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento será sediado na Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e deve reunir 270 representantes, além de público interessado em contribuir com a construção de políticas públicas voltadas à assistência social no município.
A conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social e conta com o apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Participam do encontro representantes de usuários dos Sistema Único da Assistência Social, conselheiros municipais, entidades e ONGs, profissionais da área, sociedade civil organizada e representantes do governo municipal.
Ao longo dos dois dias, os participantes irão debater os principais desafios e avanços da política de assistência social por meio de cinco eixos temáticos:
– Universalização do SUAS – Acesso integral com equidade e respeito às diversidades;
– Aperfeiçoamento Contínuo do SUAS – Inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
– Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais – Fortalecendo a proteção social, segurança de renda e inclusão social;
– Gestão Democrática e Comunicação Transparente – Fortalecendo a participação social no SUAS;
– Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do sistema.
As Conferências Municipais são espaços democráticos fundamentais para avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), garantindo que a população tenha voz ativa na formulação e fiscalização das políticas públicas.
O evento é aberto ao público, com prévia inscrição feita no período pré-conferencial, especialmente, àqueles interessados em contribuir com ideias e propostas para fortalecer a assistência social em Fortaleza.
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.