Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PrefeituraSaúde

Com apoio da Prefeitura, Fortaleza recebe 24ª Parada pela Diversidade Sexual do Ceará

30 de junho de 2025
Compartilhar
imagem mostra o público da parada da diversidade na beira-mar
Com o tema “Quem chora por nós?”, a Parada deste ano homenageou as pessoas LGBTQIAPN+ que lutaram e seguem lutando por direitos e visibilidade, muitas das quais já não estão presentes (Fotos: Marcos Moura)

Fortaleza foi palco, neste domingo (29/6), da 24ª edição da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, evento que reuniu milhares de pessoas na Av. Beira Mar em celebração à diversidade, à resistência e à cidadania. A iniciativa é organizada pelo Grupo de Resistência Asa Branca (GRAB) e contou com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, que ofereceu suporte logístico nas áreas de trânsito, segurança, transporte, saúde e limpeza. O Governo do Estado do Ceará também apoiou a realização do evento. Além do suporte operacional, Prefeitura e Estado também participaram da festa com trios elétricos que contaram com apresentações de DJs em celebração à diversidade sexual.

Com o tema “Quem chora por nós?”, a Parada deste ano homenageou as pessoas LGBTQIAPN+ que lutaram e seguem lutando por direitos e visibilidade, muitas das quais já não estão presentes. A escolha do tema reforça a importância da memória e da continuidade da luta por igualdade e respeito.

“É uma alegria para essa gestão, que está se iniciando, participar de um evento tão grandioso, que celebra o ser e o existir da população LGBT. A pedido do nosso prefeito, todos os órgãos da Prefeitura, AMC, Etufor, Guarda Municipal, Saúde, Meio Ambiente, entre outros, não mediram esforços para assegurar que a Parada acontecesse com ordem e atendesse às expectativas do público”, destacou Narciso Júnior, coordenador municipal da Diversidade Sexual.

“Essa é uma luta diária. Estamos fortalecendo a articulação entre o poder público e a sociedade civil para garantir, juntos, avanços reais nas políticas públicas voltadas à população LGBT de Fortaleza”, concluiu Narciso.

Neste ano, o evento contou com uma novidade: pela primeira vez, o título de Madrinha da Parada pela Diversidade Sexual do Ceará foi compartilhado entre duas pessoas, Viviane Venâncio Matias e Labelle Rainbow.

Viviane de Oyá, como também é conhecida, é mulher negra e tem 50 anos, sendo trinta deles dedicados ao ativismo pelos direitos de travestis e transexuais. “Eu não sou muito de falar, sou mais de agir. Este ano completei 50 anos de idade e também 30 anos dentro do movimento. São três décadas de luta por melhorias, por saúde e por dignidade para a nossa população. Hoje, estar aqui é só gratidão. Gratidão pelo reconhecimento, por todo o caminho trilhado, por toda a luta. Gratidão também por essa equipe maravilhosa com a qual tenho o privilégio de trabalhar.”

Além de celebrar conquistas, o evento também teve como foco a defesa de políticas públicas voltadas à população LGBTQIAPN+ idosa, chamando atenção para a necessidade de garantir o direito de envelhecer com dignidade, acolhimento e sem discriminação.

Marcha por igualdade e respeito

mulher trans Lilian Vitória com a sua companheira Nayara Guimarães
A mulher trans Lilian Vitória vai à Parada desde a primeira edição com a sua companheira Nayara Guimarães

“Estamos aqui para impor o nosso respeito. Não é sobre tomar o lugar de ninguém. É sobre ter o nosso espaço, o nosso direito, junto com toda a sociedade. A gente precisa de respeito todos os dias”, comentou a mulher trans Lilian Vitória, que vai à Parada desde a primeira edição com a sua companheira Nayara Guimarães. O evento marca a junção da diversidade sexual, que dentro de si também guarda muitas outras diversidades, como comentou a pessoa não-binária Eros Araújo, estreante na Parada, que gostou de ver pessoas de mais idade no evento.

“Eu acho incrível, porque todo mundo pode ver que tem muita gente na causa, e que essa pauta precisa estar sempre presente. Achei o máximo, até porque tem um monte de sapatão mais velha por aqui, e isso não é algo que a gente costuma ver no dia a dia, sabe? Também tem essa parte de poder envelhecer como pessoas trans, travestis e tudo mais. Isso é muito importante.”

Marcando presença pela primeira vez na Parada, a mulher trans Letícia Marques comentou: “A gente só tem um ou dois dias no ano pra vir aqui, dar a cara a tapa, levantar a voz e pedir respeito. Enquanto isso, o ano inteiro é de violência, de mortes, de descaso contra o meu público, contra a minha classe.”

Bárbara Rodrigues, atual Miss Gay Ceará, também foi ao evento pela primeira vez e contou um pouco da sua história.

“É a minha primeira vez na Parada. Fora do personagem, eu sou gerente de loja. E do ano passado pra cá eu decidi me dedicar à arte do transformismo. Comecei participando de um concurso no bairro e, a partir daí, surgiu a oportunidade de concorrer ao Miss Gay Ceará Oficial, sob a coordenação do Ricardo Dioni. E deu tudo certo, hoje eu sou a Miss Gay Ceará Oficial.”

“A gente precisa acumular direitos, não só dor. A educação tem que ser prioridade. O preconceito tem que ter limite. A discriminação também. Nós queremos acesso ao mercado de trabalho, queremos oportunidades. Queremos dignidade. Por isso, a Parada existe: porque acreditamos que é preciso defender a população LGBTQIA+ como parte da classe trabalhadora também. Viva a diversidade, viva o amor!”, completou Bárbara.

Redação 30 de junho de 2025 30 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza