Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Deputado Wilker Barreto fiscaliza escola na zona Norte e constata banheiros sujos, alunos fazendo limpeza no horário de aula e alimentação sem tempero

20 de março de 2024
Compartilhar

Banheiros sujos, alunos fazendo a limpeza da escola em horário de aula e comida sem tempero. Foi o cenário encontrado pelo deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza), durante fiscalização, na segunda-feira (20/3), na Escola Estadual Roberto dos Santos Vieira, localizada no bairro Nova Cidade, na zona Norte de Manaus. A inspeção é a primeira de uma série de fiscalizações que o parlamentar realizará nas unidades de ensino da rede pública estadual para averiguar denúncias sobre a situação precária das escolas e buscar soluções.
No local, Wilker constatou a veracidade acerca das denúncias recebidas da escola, como a falta de limpeza por conta do atraso salarial dos auxiliares de serviços gerais terceirizados que atuam na unidade. O parlamentar presenciou os alunos limpando as dependências da escola, no horário de aula, e constatou banheiros sujos e com odor forte devido à ausência de limpeza.
“Os alunos estão em tempo real limpando as escolas. Às 15h é para estar limpando ou para estar em sala de aula? E todos devidamente fardados. O banheiro com odor forte e se duvidar, vai ser limpo por um aluno. Infelizmente, é a realidade da educação no Amazonas”, afirmou Barreto, que tem denunciado, desde o ano passado, a falta dos serviços de limpeza e conservação nas escolas da rede pública estadual, devido à falta de cobertura contratual por parte do Governo Estadual.
Alimentação sem qualidade
Outro problema constatado foi a alimentação servida na unidade. De acordo com relatos, a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc) não está fornecendo os temperos à preparação das refeições escolar e que, muitas das vezes, as próprias merendeiras compram os condimentos com seus recursos.
“Não tem tempero, não tem nada, santo faz milagre e compra. Nenhuma verdura, só colorau e pimenta do reino. A gente que compra, senão ia ficar branca a comida, ia ficar pior”, comentou uma cozinheira, que preferiu não se identificar.
O parlamentar também escutou reclamações dos alunos sobre a qualidade da merenda, bem como a falta de opções. Segundo um aluno da escola, apenas bolacha e suco estão sendo oferecidos durante o horário do lanche.
“Falta de merenda, a mesma coisa, suco e bolacha. Quando não é mingau também, todo dia. Não é ruim, entendeu, só que é todo dia a mesma merenda, a gente sabe que tem merenda na escola que pode ser melhor. Às vezes, não tem suco, é só bolacha”, desabafou o estudante.
Cobrança
Após a fiscalização, Wilker afirmou que a situação da escola Roberto dos Santos Vieira é preocupante e que também reflete o cenário de outras unidades em todo o Estado.
“Comecei uma série de fiscalizações nas escolas do Estado. A situação é preocupante. Estamos falando de mais de 2,5 mil alunos, com uma comida sem tempero, só água e sal, e lanche com suco e bolacha. É triste ver a situação que se encontra a educação do Amazonas, irei cobrar providências para que melhore esse cenário”, finalizou.
Localizada no bairro Nova Cidade, a unidade escolar possui 25 salas de aula e 2.700 alunos matriculados, atendendo turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, de ensino médio, de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), anos finais e médio, em três turnos: manhã, tarde e noite.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Redação 20 de março de 2024 20 de março de 2024
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Deputada Mayra Dias alerta para aumento da violência contra mulheres no Amazonas e cobra políticas de proteção

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Débora Menezes pede retorno dos monitores das escolas cívico-militares do Amazonas

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz alerta sobre problemas enfrentados por caminhoneiros e passageiros de ônibus na BR-319

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Adjuto Afonso destaca selo de educação conquistado por Tapauá

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Reformada com emenda de Adjuto Afonso, UBS fluvial leva serviços médicos às comunidades de Pauini

12 de fevereiro de 2025
Legislativo Estadual

Deputado Daniel Almeida participa de reunião na Assembleia Legislativa em defesa dos vigilantes com salários atrasados

12 de fevereiro de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza