O prefeito Evandro Leitão participou, nesta terça-feira (6/8), do Seminário Nacional pela Alfabetização, iniciativa que tem como objetivo promover debates e reflexões sobre temas relacionados à alfabetização de crianças na idade adequada.
Durante o evento, o prefeito apresentou as políticas educacionais da gestão municipal, com destaque para o projeto Fortaleza Educa. Atualmente, Fortaleza registra mais de 74,8% de crianças alfabetizadas, o melhor índice entre as capitais brasileiras. Segundo Evandro, a meta é ampliar ainda mais esse resultado, atingindo 100% de crianças alfabetizadas até 2028.
“Para atingir os 100%, lançamos uma série de ações. Acabamos de ampliar a oferta de vagas em creches, com 2.500 novas oportunidades, tudo para reduzir a fila de espera de crianças que precisam estudar e se alfabetizar no tempo certo. É importante salientar também a cooperação que Fortaleza tem com os governos estadual e federal. Estamos recebendo, por meio do novo PAC, 10 Centros de Educação Infantil, e o Governo do Ceará construirá mais 12”, destacou Evandro.
No segundo semestre de 2025, por meio do programa Fortaleza Educa, o retorno às aulas foi marcado pela reformulação do cardápio escolar. Com a inclusão diária de proteínas, a merenda passou a oferecer o tradicional “pratinho cearense”, além da entrega de 71 escolas totalmente climatizadas.
“Temos ainda um número considerável de crianças no aguardo por vagas. Nosso objetivo é fortalecer a nossa rede e diminuir essa demanda. Além disso, temos feito o reconhecimento dos professores com premiação e também buscamos a universalização da climatização nas nossas unidades, para garantir mais conforto a alunos, professores e servidores”, concluiu Evandro.
O ministro da Educação (MEC), Camilo Santana, reforçou a importância do trabalho conjunto em prol da alfabetização.
“Há um grande regime de colaboração pela educação que está sendo fortalecido no país. Nosso foco nesse encontro é garantir o início, para que nossas crianças sejam alfabetizadas na idade certa. Isso garante uma progressão educacional com menos reprovações, menos abandonos e outros problemas, para que possamos melhorar nossos números. É por isso que o governo criou o Pé de Meia, mas é preciso colaboração com os municípios.”
“O governo Lula também lançou o Compromisso Criança Alfabetizada, para padronizarmos os critérios de alfabetização, e estamos fazendo, pela primeira vez, uma avaliação censitária da educação. A pandemia prejudicou muito a qualidade da educação em todo o Brasil, por isso precisamos reforçar esse pacto. O objetivo é que, até 2030, 80% dos municípios brasileiros tenham crianças alfabetizadas na idade certa”, concluiu o ministro.
A vice-governadora do Ceará, Jade Romero, também participou do encontro e destacou os avanços do estado.
“No Brasil, temos uma média nacional de 50% de alfabetização na idade certa, mas no Ceará esse índice ultrapassa os 85%, e nosso objetivo é, até 2030, atingir 100%. O presidente Lula lançou ontem (5/8) a Política Nacional Integrada da Primeira Infância, e o Governo do Estado tem construído novos Centros de Educação Infantil em parceria com o MEC e com recursos próprios, tudo para garantir os marcos temporais do desenvolvimento e possibilitar mais oportunidades para as crianças cearenses.”