A Escola de Saúde Pública de Fortaleza (ESPFor), vinculada à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove, nesta quarta-feira (27/08), o primeiro curso Saúde e Bem Viver – Cuidado Integral para a Saúde Mental. A iniciativa é realizada em parceria com o Observatório Nacional de Saberes e Práticas Tradicionais, Integrativas e Complementares em Saúde (ObservaPICS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Ministério da Saúde (MS).
A qualificação tem como objetivo estimular e promover práticas de autocuidado, com foco nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de favorecer o trabalho colaborativo entre as equipes. Durante o curso, os participantes serão incentivados a refletir sobre estratégias de planejamento e análise para transformar os territórios em que atuam.
Para o coordenador da ESPFor, Danilo Lopes, investir no bem-estar dos servidores é essencial para garantir a qualidade do atendimento prestado à população. “A capacitação possibilita compartilhar vivências que nos ajudam a reproduzir boas práticas em diferentes serviços e áreas de atuação”, destaca.
Ao todo, foram preenchidas 400 vagas, contemplando profissionais municipais e estaduais. Os tutores selecionados no município estão entre profissionais da Estratégia de Saúde da Família, das equipes multiprofissionais (eMulti) e dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), distribuídos nas seis Regionais de Saúde, o que favorece a construção coletiva de soluções inovadoras.
O Curso Saúde e Bem Viver é classificado como um curso livre de aperfeiçoamento, com duração estimada de seis meses. A certificação será entregue ao final, durante uma Mostra prevista para dezembro.