A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), por meio da Diretoria de Acessibilidade e Inclusão Social (Diasis), amplia o atendimento para solicitação de Cartão Gratuidade e Bilhete Único para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida para a Casa do Cidadão Iguatemi, onde foi inaugurada a nova sala de acomodação sensorial, nesta segunda-feira (4/8).
Na Casa do Cidadão do Iguatemi são ofertados os serviços de solicitação da 1ª via do Cartão Gratuidade da pessoa com deficiência e do Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente. O serviço será realizado mediante agendamento no site da Casa do Cidadão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Atualmente, cerca de 62 mil pessoas são beneficiadas com o cartão gratuidade para pessoa com deficiência. Já o Bilhete Único para mobilidade reduzida alcança o total de 1.166 beneficiários. Os serviços facilitam os deslocamentos e otimizam a rotina dos fortalezenses. A Etufor oferece duas modalidades de cartão gratuidade para pessoas com deficiência, com e sem acompanhante. Há 17 anos, o cartão garante passagens gratuitas no transporte público. Ele é voltado para as pessoas com deficiência que não possuem renda formal e estão amparadas em outros critérios socioeconômicos da Lei nº 57/2008.
Com o Bilhete Único para pessoa com mobilidade reduzida, os passageiros com mobilidade reduzida não-aparente embarcam e desembarcam pela porta da frente dos ônibus fora dos terminais. Os usuários pagam a tarifa do transporte normalmente e têm garantidos o acesso preferencial no transporte público, nas filas prioritárias nos terminais, bem como os assentos no interior do coletivo, podendo utilizar o documento também em estabelecimentos comerciais para direito à prioridade no atendimento. Entre os beneficiários que utilizam o Bilhete Único para mobilidade reduzida ou não-aparente apresentam-se pessoas com fibromialgia, com neoplasia ou em tratamento de câncer, com doença crônica reumática, ou seja, artrite e artrose, autismo e TDAH, obesidade e lombalgia.
Outros locais de atendimento
Para solicitar atendimento para o Cartão Gratuidade para pessoa com deficiência, o cidadão pode procurar atendimento em outros postos já existentes como no Vapt Vupt (Papicu, Messejana, Antônio Bezerra, Centro e Shopping Parangaba), onde é possível solicitar a 1ª e 2ª via do Cartão Gratuidade da Pessoa com Deficiência, além da Central de Atendimento da Etufor no Shopping RioMar Kennedy, com os mesmos serviços disponíveis. Na sede da Regional 8, é possível solicitar tanto a 1ª quanto a 2ª via do Cartão Gratuidade, além do Bilhete Único para pessoas com mobilidade reduzida não-aparente.
Já no Terminal da Parangaba, os serviços oferecidos incluem solicitação da 1ª e 2ª via do Cartão, reperícia, desbloqueio e emissão do Bilhete Único para mobilidade reduzida não-aparente.
Todos os serviços devem ser agendados previamente pelo site da Etufor.
Para agendamentos na Casa do Cidadão, o cidadão deve acessar o site do equipamento.