
A Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza (CGM) promoveu, nesta quarta-feira (8/10), uma oficina de capacitação sobre o Sistema Corporativo de Ouvidoria Municipal (Siscom) para servidores das Ouvidorias Regionais. O treinamento, realizado no auditório da CGM, teve como objetivo melhorar a qualidade e a agilidade no atendimento às demandas dos cidadãos, garantindo maior transparência e padronização nos procedimentos relativos às ouvidorias. Participaram do evento representantes das 12 Secretarias Regionais e da Célula de Gestão das Ouvidorias Regionais.
A ação busca também aprimorar o registro, classificação e encaminhamento de manifestações, além de fortalecer a atuação das unidades setoriais. Durante a oficina, foram abordados temas como a importância da atuação do ouvidor, os decretos municipais que regulamentam o serviço, o cadastro e o tratamento de demandas.
Além disso, reforça a cultura de escuta ativa e fornece subsídios para que a gestão possa aprimorar políticas públicas com base nas necessidades da população. A padronização dos processos entre as Ouvidorias Regionais deve resultar em maior eficiência, redução de prazos de resposta e uso mais estratégico dos dados do Siscom.
Bruno Cavalcante, articulador da Ouvidoria, destacou os próximos passos. “Como próximas etapas, estão previstas novas oficinas de nivelamento, acompanhamento individualizado do desempenho das ouvidorias e maior utilização dos indicadores do Painel de Power BI”, explicou.
A secretária-chefe da CGM, Silvia Correia, reforçou a importância da iniciativa. “A ação reforça o compromisso da Prefeitura Municipal de Fortaleza com um serviço público mais eficiente e próximo do cidadão”, disse.