
A Prefeitura de Fortaleza promoveu, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), a etapa municipal da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nesta quarta-feira (18/6). Ao todo, 12 trabalhos de estudantes foram apresentados, e seis foram eleitos para representar Fortaleza na fase estadual, que ocorrerá nos dias 4, 5 e 6 de agosto. O evento ocorreu na Academia do Professor Darcy Ribeiro e contou com a participação de alunos.
Antes da etapa municipal, estudantes do 6º ao 9º ano participaram da fase escolar, quando cada unidade de ensino selecionou os trabalhos que representariam a escola na etapa distrital. Ao final, dois projetos de cada Distrito foram escolhidos para a fase municipal. “A conferência é uma oportunidade para as escolas e a comunidade se envolverem em questões importantes relacionadas ao meio ambiente. Esta fase é a culminância de todo o engajamento das escolas. Todos os alunos e professores envolvidos estão de parabéns”, destaca a secretária adjunta da Educação, Hernita Carmem.
Dos 12 trabalhos apresentados, seis foram selecionados para representar a Rede Municipal de Ensino de Fortaleza na fase estadual. A escolha foi feita de forma democrática, pelos próprios alunos. A etapa estadual definirá os projetos que representarão o Ceará na etapa nacional, em outubro. Na conferência nacional, dois trabalhos serão escolhidos para serem apresentados na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro.

“Foi um momento importante, e ficamos felizes em participar. O trabalho foi fruto de debates realizados na escola, em que levantamos o que já fazíamos, como poderíamos melhorar e de que forma manter essas ações. Precisamos introduzir as questões da educação climática na escola. Os alunos precisam entender que a mudança está nas mãos deles. Essa discussão precisa entrar na sala de aula”, considera a professora de Geografia Ana Maria Ferreira dos Santos, responsável pelo projeto.
Jean Júnior, jovem tutor do Ministério da Educação (MEC), participou da etapa municipal e destacou a mobilização das escolas públicas do Ceará. “É uma alegria estar na capital e parabenizar cada projeto que chegou a essa fase. O Ceará está em primeiro lugar no ranking, com 1.500 escolas públicas que realizaram a etapa escolar. O evento é uma oportunidade de trabalhar a questão ambiental na educação básica. Se a moçada tiver essa percepção, a capital está em boas mãos”, afirma Jean.
Mais sobre a conferência
A edição 2025 tem como tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. O objetivo do evento é promover e estimular uma atitude responsável e comprometida da comunidade escolar frente aos desafios socioambientais contemporâneos. A proposta é fomentar o diálogo, a troca de saberes e a produção e disseminação de conhecimentos por meio de ações locais voltadas ao enfrentamento das emergências climáticas.
Conheça os trabalhos vencedores que vão representar Fortaleza na fase estadual:
1- “Oceano em Jogo”, ETI Hildete Brasil de Sá Cavalcante
2- “Pensar global/Agir Local: nossa agenda 21 em movimento”, ETI Deputado Roberto Mesquita
3- “Sustentabilidade e Tecnologia: doze ações para ressignificar nosso
compromisso com o meio ambiente”, ETI Antonieta Cals
4- “Sol na Merenda: menos desperdício, mais aprendizado”, ETI Prisco Bezerra
5- “S.O.S Ambientes: a ameaça ao berço da vida na terra”, EM Rogaciano Leite
6- “Crescimento urbano e perda de áreas naturais em Fortaleza, ao longo
do tempo”, ETI Maria Odete da Silva Colares