Em maio deste ano, Fortaleza registrou a movimentação de 498.480 passageiros no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O número é o segundo maior de 2025 até agora, ficando atrás apenas de janeiro, tradicionalmente, o mês de maior fluxo na alta estação.
O resultado representa um crescimento de quase 9% em relação a abril e um avanço ainda mais expressivo na comparação com o mesmo período do ano passado, uma alta de 16,36% em relação a maio de 2024.
A movimentação internacional também apresentou resultado positivo. Somente em maio, 37.261 passageiros internacionais passaram pelo terminal, quase 5 mil a mais que em abril (32.298). Segundo dados da Embratur, os principais países emissores foram Estados Unidos, França, Argentina, Itália e Portugal.
Os dados são da Fraport, empresa que administra o Aeroporto de Fortaleza, e reforçam o bom momento do turismo na capital cearense, que não só ultrapassa os números registrados até 2020, como também se aproxima do desempenho pré-pandemia. Em maio de 2018, por exemplo, o aeroporto recebeu 479.233 passageiros, enquanto em 2019 o volume chegou a mais de 507 mil.
“Fortaleza vive um cenário de retomada consolidada e crescimento consistente. A movimentação aérea reflete o quanto nossa cidade tem se fortalecido como destino turístico, com boa infraestrutura, promoção estratégica e conexão com o trade turístico dos mercados nacionais e internacionais”, destaca secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá.
O crescimento também está relacionado à ampliação da malha aérea, com novas rotas e o aumento de frequências para destinos nacionais e internacionais, um esforço do Governo do Estado em aumentar a oferta de voos que conectam Fortaleza com mercados emissores estratégicos.
A tendência de alta deve continuar nos próximos meses. Para junho, a Fraport projetou a movimentação de 483 mil passageiros, distribuídos em 3.263 voos domésticos e internacionais. Já para julho, um dos períodos mais importantes do calendário turístico, o Observatório do Turismo de Fortaleza estima a chegada de 460.884 turistas, consolidando a capital entre os destinos mais procurados do País para aproveitar as férias.