A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), ultrapassou a meta de 80% no acompanhamento das condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família, do Ministério da Saúde (MS). No primeiro semestre de 2025, o município alcançou uma cobertura de 81,63% dos beneficiários, superando o índice nacional de 80,8%.
Esse resultado coloca Fortaleza em posição de destaque no cenário nacional e contribui para que o Ceará ocupe o primeiro lugar entre os estados brasileiros no acompanhamento das condicionalidades de saúde. O índice também se destaca pelo quantitativo geral de beneficiários acompanhados na capital, foram 382.308 pessoas, do total de 468.357, número expressivamente maior ao dos demais municípios.
Segundo Erlemus Soares, coordenador das Redes de Atenção Primária e Psicossocial da SMS, o desempenho reflete o esforço contínuo da gestão municipal em manter o cadastro das famílias atualizado e garantir o acesso aos serviços de saúde. “Ao ingressarem no Bolsa Família, as famílias assumem o compromisso de cumprir condicionalidades. Na área da saúde, isso inclui estar vinculadas a uma unidade de saúde, acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças, seguir o calendário vacinal, realizar o pré-natal, além de cuidados no pós-parto e durante a amamentação”, explica.
Condicionalidade de Saúde
As condicionalidades de saúde exigem que gestantes realizem o pré-natal e compareçam às consultas na unidade de saúde de sua área. Além disso, é fundamental a participação em atividades educativas promovidas pelas equipes de saúde, como ações sobre aleitamento materno e alimentação saudável.
Cuidadores de crianças devem levá-las às unidades de saúde para manter o calendário de vacinação atualizado, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS). Também é necessário acompanhar o estado nutricional, o desenvolvimento infantil e outras ações preventivas.
Atendimento nas unidades de saúde
Para atualizar as condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família é necessário comparecer aos postos de saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30.
Sobre o Programa Bolsa Família
Criado em outubro de 2003, o Bolsa Família é um programa do Governo Federal que visa combater a pobreza e reduzir a desigualdade social no Brasil. Estruturado em três eixos principais, o programa garante uma renda mensal mínima às famílias em situação de vulnerabilidade, por meio de transferência direta de recursos. Além disso, promove o acesso à saúde, educação e assistência social, por meio do cumprimento de condicionalidades.