
No primeiro semestre de 2025, a Inspetoria de Proteção Ambiental (IPAM) da Guarda Municipal de Fortaleza realizou o resgate de 192 animais silvestres em diferentes regiões da capital cearense. Entre as espécies atendidas, destacam-se jiboias, gambás, gaviões-carijós, iguanas, corujas, cágados e papagaios.
As operações de resgate aconteceram em diversos bairros, tais como Passaré, Lagoa Redonda, Montese, Cambeba, Mondubim, Boa Vista, Paupina, Parquelândia e Bom Jardim, entre outros. Geralmente, a presença desses animais em áreas urbanas se dá devido à busca por alimento ou à deterioração de seus habitats naturais.
“Essas iniciativas são essenciais para a conservação da fauna silvestre e para manter o equilíbrio ambiental, além de prevenir maus-tratos e acidentes com os animais”, explica o comandante da IPAM, subinspetor Jerônimo Vieira.
Além dos resgates, a IPAM realiza patrulhas e ações preventivas em áreas verdes da cidade, como os parques Rio Branco, Raquel de Queiroz, Bisão, Parreão, Polo de Lazer Sargento Hermínio e o Parque Zoobotânico Passaré. A unidade também atua no combate a crimes ambientais e presta suporte à Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis).
Os moradores podem solicitar a intervenção da Inspetoria de Proteção Ambiental para o resgate de animais silvestres por meio do número 190, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).