Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PrefeituraSaúde

IJF lança campanha Junho Laranja com foco na prevenção de queimaduras

6 de junho de 2025
Compartilhar
Banner da campanha Junho Laranja
A campanha foi lançada no Dia Nacional de Luta contra Queimaduras (Fotos: Marcos Moura)

O Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF) lançou, nesta sexta-feira (6/6), Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras, a campanha anual Junho Laranja, dedicada à conscientização, prevenção e cuidado com esse tipo de ocorrência. Somente em 2024, o Centro de Queimados do IJF registrou mais de 250 atendimentos por mês, sendo a maioria ocasionada por líquidos quentes.

Durante todo o mês, o hospital intensifica a divulgação de orientações sobre os riscos das queimaduras, como destacou o diretor do Centro de Queimados e Cirurgia Plástica do IJF, Breno Pessoa.

“É muito importante que as pessoas tenham acesso a essas dicas de prevenção para evitar acidentes que podem, muitas vezes, comprometer não só a aparência física, mas também causar danos reais à saúde. Junho é um mês com maior incidência de casos, tanto pelas festas juninas quanto pela proximidade do período de férias escolares”, explicou Breno.

Este ano, o tema central da campanha Junho Laranja é a violência contra a mulher, buscando ampliar o debate sobre as queimaduras provocadas intencionalmente em casos de violência doméstica. A assistente social Karina Tenório detalhou como é feito o acolhimento no IJF.

“Assim que elas chegam, o primeiro atendimento é médico e, depois, vêm até a gente. No início, algumas já relatam a agressão; outras vão se abrindo aos poucos, durante o período de internação. Procuramos oferecer um acolhimento o mais humanizado possível, porque é um momento de muita fragilidade para elas, especialmente quando a agressão envolve fogo, que geralmente atinge o rosto. Isso impacta diretamente a autoestima da mulher e o psicológico”, explicou. 

A cozinheira Conceição Santos queimou-se no transporte de uma sopa
A cozinheira Conceição Santos queimou-se no transporte de uma sopa

Segundo Karina, todas as orientações sobre como fazer a denúncia de violência doméstica são repassadas ainda no hospital. “Informamos sobre os direitos da mulher vítima de violência, perguntamos se deseja registrar boletim de ocorrência e explicamos todos os encaminhamentos possíveis. Elaboramos relatórios e encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social, para a Casa da Mulher Brasileira e notificamos, mesmo em casos de suspeita, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde”.

A cozinheira Conceição Santos é uma das pacientes atendidas pelo IJF com queimaduras. Ela transportava uma sopa quente em um carro de aplicativo quando o acidente aconteceu.

“Na hora que a sopa caiu na minha perna, senti uma dor muito forte. Uma dor queimando, que a gente nem sabe explicar. Tive que andar mais uns dez minutos com a sopa quente em cima de mim, porque estava de Uber. Quando cheguei na casa para onde estava indo, fui direto pro banheiro e comecei a lavar com água gelada. Mas, olha, é horrível mesmo, uma dor que não dá pra descrever”, contou.

“Só vim ao hospital na manhã seguinte. Quando cheguei aqui, fizeram a lavagem e tiraram toda a pele com bolhas grandes. O atendimento foi maravilhoso. Hoje voltei para fazer o curativo novamente. Estou em repouso total. Só de andar um pouco já começa a latejar, porque foi na coxa”.

Já a agricultora Aynnes Araújo, que mora em Redenção, é mãe da pequena Maria Agatha, de um ano e quatro meses. A bebê sofreu uma queimadura de segundo grau ao encostar o pé em uma infusão de alfavaca que estava perto da cama. O encaminhamento para o IJF foi imediato.

“Ela estava doentinha e eu fiz uma infusão de alfavaca que tinha colhido, colocando perto da cama. Quando virei as costas para armar a rede, ela se levantou. Acho que desceu com o pé esquerdo e acabou encostando. Foi muito rápido. Fui direto para o hospital, que nos encaminhou para cá. Passamos 15 dias internadas e a queimadura acabou evoluindo para terceiro grau. Felizmente, ela está bem melhor agora, já anda, e estamos vindo apenas para os retornos”.

Breno Pessoa informou quais são os primeiros cuidados que uma pessoa deve fazer logo após sofrer uma queimadura. “A prevenção ainda é o principal caminho para evitar acidentes. Cerca de 80% dos casos acontecem dentro de casa. A maioria das queimaduras que atendemos aqui é provocada por líquidos quentes. Muitas vezes é a mãe cozinhando, colocando café na garrafa ou manuseando óleo quente, e a criança acaba sendo atingida”, explicou um dos profissionais do hospital”.

“O principal fator para minimizar as sequelas de uma queimadura é o resfriamento imediato da área afetada. A recomendação é utilizar água limpa e fria, jamais gelo, pois também pode causar queimaduras. Se a pessoa queimar a mão, por exemplo, o ideal é colocá-la debaixo de água corrente fria ou usar panos limpos e frios sobre a região. Em hipótese alguma se deve usar gelo, pois ele pode agravar o ferimento”, explicou Breno.

Redação 6 de junho de 2025 6 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza