
O contraturno escolar de 1.500 estudantes da Rede Municipal de Ensino tem sido de descobertas nos últimos dias. Há pouco mais de um mês, eles participam do Programa Integração Uece, realizado em parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e a Universidade Estadual do Ceará (Uece). A iniciativa foi lançada no dia 13 de maio pelo prefeito Evandro Leitão. Para a aluna Maria Clarisse Castro de Oliveira, do 6º ano, a experiência tem sido enriquecedora por envolver diversas trilhas de aprendizagem.
“Já participei de trilhas de Matemática, Português, Artes e Ciências. Achei muito legal conhecer a universidade. A gente vem de segunda a sexta-feira. Fiz várias atividades diferentes. Tivemos um experimento de Ciências que nossos cabelos arrepiaram. Foi bem divertido”, conta Clarisse, da Escola Municipal Cláudio Martins, localizada no bairro Parangaba.



No Integração Uece, os alunos participam de trilhas de aprendizagem que se alternam ao longo do ano letivo, o que garante o acesso aos diferentes componentes curriculares. As trilhas contemplam Língua Portuguesa (3h), Matemática (3h), Laboratório de Ciências (3h), Jogos Lógicos (3h), Artes Visuais (3h), Música (3h), Esporte (3h) e Cidadania (3h).
A metodologia adotada no programa foi uma novidade para a estudante Maria Isabelle da Silva, do 9º ano. “Achei diferente da minha escola porque a gente tem muita atividade prática, como experimentos de Ciências. Gosto da dinâmica dos monitores, eles ensinam de forma bem divertida e simples. É um formato de aprender diferente. Percebi que as atividades me aproximaram mais dos meus colegas de escola”, relata a aluna, da Escola Municipal Thomaz Pompeu Sobrinho, localizada no Itaperi.
Vivências além da sala de aula
Após as aulas regulares no período da manhã, os estudantes do 6º ao 9º ano participam das atividades na Uece no contraturno. “O objetivo do programa é ampliar a jornada escolar dos alunos, numa perspectiva interdisciplinar, ao proporcionar experiências educativas multidimensionais fundamentadas nos princípios da educação integral: igualdade de oportunidades e formação cidadã”, explica Joelson Moura, gerente da Célula de Tempo Integral da Educação de Fortaleza.
Um dos monitores do Integração Uece é Matheus Lopes Soares, estudante de Letras da Universidade Estadual do Ceará. Segundo ele, o foco das trilhas vai além do ensino tradicional da Língua Portuguesa. “Não se trata apenas de gramática ou leitura em sala. Queremos mostrar que o Português está presente em outras vivências, como nas tecnologias e nas práticas acadêmicas. Tivemos, por exemplo, uma aula no laboratório de informática. Quando o aluno entende que a linguagem está em tudo, ele se interessa mais e aprende com mais sentido”, explica Matheus.
Programa Aprender Mais
A nova modalidade se soma ao Programa Aprender Mais, que integra a política de tempo integral da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa foca na ampliação da jornada escolar e no desenvolvimento de atividades voltadas para o fortalecimento da aprendizagem.
O programa inclui quatro modalidades: Aprender Mais Escola, Integração (Cuca, Instituições, Idiomas e, agora, Uece), Escola Areninha e Pró-Técnico. Todas as modalidades contemplam uma carga horária semanal de 15 horas no contraturno. No total, são atendidos mais de 120 mil alunos.