O Centro Cultural Belchior (CCBel) lança, nesta sexta-feira (01/08), o projeto Ondas Formativas, uma iniciativa voltada à formação livre de artistas, músicos, agentes culturais, compositores, produtores e DJs. A proposta é aberta também a todas as pessoas interessadas em aprender, experimentar e se desenvolver no universo da música.
Equipamento da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), o CCBel propõe-se como um espaço de qualificação profissional por meio de workshops, oficinas, palestras, masterclasses e cursos livres.
O cronograma do projeto tem início já neste mês de agosto, reunindo artistas para partilhar saberes, memórias e vivências com o público. As oficinas abordam temas como samba, vinil, fotografia musical, cultura ballroom e a obra de Belchior, reafirmando o compromisso da Casa de Praia da Música com a formação cultural e a democratização do acesso ao conhecimento.
Programação
A programação tem início no sábado (09/08), com o workshop DJ e o Vinil, ministrado por DJ Modos Rudes. A atividade começa às 14h, oferece 15 vagas e propõe uma introdução à cultura DJ, ao uso do vinil e à prática de mixagem com toca-discos e mixer.
Já nos dias 12 e 14/08, às 18h, será realizado o workshop Retratos Musicais, com mediação do fotógrafo Gandhi Guimarães. Voltada a músicos, DJs e artistas da cena musical, a oficina também oferece 15 vagas e será conduzida em formato de ateliê, com foco na criação de retratos autorais que explorem luz, linguagem visual e identidade artística.
Na sexta-feira (22/08), às 18h, o CCBel recebe a oficina Samba de Terreiro, em celebração ao primeiro ano do grupo Samba Alencarino. Com 20 vagas, a atividade propõe uma vivência rítmica e simbólica em torno do samba, envolvendo prática coletiva, escuta, oralidade e roda de conversa.
Também na sexta-feira e no sábado (22 e 23/08), das 15h às 18h, em parceria com o Festival For Rainbow, será realizada a oficina Cultura Ballroom: O Palco das Estrelas, com mediação de Dominik Ytalo e assistência de Bev Feitosa. Voltada à comunidade LGBTQIAPN+, artistas e pessoas interessadas, a atividade convida o público a vivenciar a cultura ballroom como linguagem artística, política e identitária.
Encerrando a programação, na sexta-feira (29/08), às 18h, será realizada a oficina Vivência de Violão: como tocar, sentir e cantar Belchior, com mediação de Uchôa Negro. A atividade integra o projeto Belchior Vive, oferece 15 vagas e propõe uma experiência coletiva de interpretação musical das canções do artista cearense, envolvendo troca de vivências, improvisações e uma roda musical.
Workshop DJ e o Vinil
Mediação: DJ Modos Rudes
Data: sábado (09/08)
Período de inscrições: 1º a 5 de agosto
Horário: 14h
15 Vagas
Classificação: livre
Workshop Retratos na Música
Mediação: Gandhi Guimarães
Data: terça e quinta-feira (12 e 14/08)
Período de inscrições: 1º a 07/08
Horário: 18h
15 Vagas
Classificação: livre
Workshop: Samba de Terreiro
Mediação: Samba Alencarino
Data: sexta-feira (22/08)
Período de inscrições: 1º a 18 de agosto
Horário: 18h
20 Vagas
Classificação: livre
Workshop Cultura Ballroom – O Palco das Estrelas
Mediação: Dominik Ytalo e Bev Feitosa
Data: sexta e sábado (22 e 23/08)
Ficha de inscrição
Horário: 15h às 18h
Classificação: livre
Mais informações no perfil @festivalforrainbow
Workshop: Projeto Belchior Vive – Vivência de Violão: como tocar, sentir e cantar Belchior
Mediação: Uchôa Negro
Data: sexta-feira (29/08)
Período de inscrições: 1º a 18 de agosto
Horário: 18h
15 vagas
Classificação: livre