
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), abriu, pela primeira vez, inscrições para as oficinas de elaboração de itens, voltadas a professores da Rede Municipal de Ensino. As formações têm como objetivo capacitar os docentes para contribuírem na construção das próximas edições da Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR). Os interessados podem se inscrever até 8 de agosto.
As oficinas são destinadas a 120 professores, sendo 60 de Língua Portuguesa e 60 de Matemática, com atuação nos anos finais do Ensino Fundamental. O intuito é ampliar e qualificar a participação docente na elaboração de instrumentos avaliativos e contribuir para a qualidade das provas e fortalecimento dos diagnósticos de aprendizagem.
A agenda das formações acontece nos dias 25 de agosto, para Língua Portuguesa, e 26 de agosto, para Matemática. Cada oficina terá carga horária total de 20 horas, sendo oito horas presenciais e 12 horas a distância, realizadas das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Academia do Professor Darcy Ribeiro.
A iniciativa reforça a proposta iniciada neste ano, quando, pela primeira vez, a ADR foi construída por professores da própria Rede Municipal. O processo resultou na produção de 536 itens, utilizados nas provas do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Serviço
Oficinas de elaboração de itens
Data: 25 e 26 de agosto
Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h
Local: Academia do Professor Darcy Ribeiro
Inscrições: até 8 de agosto
Formulário de inscrição para a Oficina de Elaboração de Itens para a Avaliação Diagnóstica da Rede (ADR)