O prefeito Evandro Leitão acompanhou, na tarde desta sexta-feira (1º/8), o início das atividades municipais em alusão ao Agosto Dourado, Mês de conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Durante o evento, o prefeito destacou os esforços da gestão para incentivar o aleitamento materno e para melhorar a saúde da capital.
“Esse mês, o Agosto Dourado, é extremamente importante. A amamentação é um ato de amor e de cuidado que nós temos que estar sempre estimulando. Fortaleza tem 26 salas de apoio a mulher que amamenta, e este mês vamos entregar a primeira desta gestão. E nosso trabalho pelo desenvolvimento saudável das nossas crianças vai muito além disso, com a melhoria de toda a rede de atendimento materno infantil. Vamos tornar a saúde de Fortaleza uma referência para todo o país”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
A secretária Adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, reforçou o impacto do aleitamento materno na saúde e no desenvolvimento infantil. “Amamentar não é fácil, é desafiante, mas é necessário. Uma criança que e amamentada tende a se desenvolver consideravelmente melhor do que uma criança que infelizmente não teve acesso à amamentação. Este ano, nós já coletamos mais de 600 litros em Fortaleza. Cada litro de leite tem condições de beneficiar até 10 crianças, então estamos falando de seis mil recém-nascidos contemplados. E além de coletar e encamihar doações, as salas de apoio prestam um serviço de apoio a mulheres que têm dificuldades de amamentar, auxiliando nesse processo”, ressaltou.
Das 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Postos de Coleta de Leite Humano (Sama/PCLH) de Fortaleza, 21 estão instaladas em postos de saúde e as outras cinco em maternidades municipais. Esses espaços oferecem acolhimento e orientações sobre técnicas de amamentação, ordenha e armazenamento adequado do leite, além de funcionarem como pontos de incentivo à doação de leite humano. Em 2025, já foram realizados 619 atendimentos e houve doação de 135 litros de leite com mediação das salas de apoio.
A 1º sala de aleitamento materno da atual gestão será inaugurada em 12 de agosto, no Posto de Saúde Carlos Ribeiro. Será a 27º da capital.
Amamentação exclusiva
Segundo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de vida, sendo essencial para garantir todos os nutrientes necessários ao bebê. O Ministério da Saúde também orienta que a prática seja mantida, de forma complementar, até os dois anos ou mais. Além dos benefícios para a criança, a amamentação traz vantagens para a saúde da mulher, como a redução do risco de hemorragia pós-parto, câncer de mama e de ovário, diabetes e doenças cardíacas, além de contribuir para a recuperação do peso após a gestação.
Agosto Dourado
A campanha Agosto Dourado é celebrada anualmente e visa promover a conscientização sobre os inúmeros benefícios do leite materno para o bebê e para a mulher. A cor dourada simboliza o “padrão ouro” de qualidade do alimento, conforme definição da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante todo o mês, os postos de saúde e maternidades da rede municipal contarão com ações educativas, rodas de conversa, capacitações com profissionais de saúde e atividades de sensibilização voltadas ao fortalecimento da cultura da amamentação e à valorização do leite materno como alimento fundamental para a vida do bebê.