Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão anuncia retomada de cirurgias na Santa Casa de Misericórdia e apresenta 1º balanço após intervenção

9 de setembro de 2025
Compartilhar
prefeito evandro cumprimenta uma enfermeira
“Assumimos a Santa Casa em um cenário muito delicado, e, em menos de dois meses, já temos 108 leitos reabertos, nove salas cirúrgicas em funcionamento e pacientes sendo atendidos de forma regular, o que ajuda a desafogar as UPAs e demais hospitais da nossa rede”, destacou o prefeito (Fotos: Beatriz Boblitz)

O prefeito Evandro Leitão apresentou, nesta terça-feira (9/9), os resultados da primeira fase da reestruturação da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza após processo de intervenção iniciado em 15 de julho. Os avanços incluem a reabertura de 108 leitos, a realização de 190 internações, e a retomada das cirurgias, com nove salas reformadas e 16 procedimentos realizados nesta semana.

Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período. Durante coletiva na Santa Casa, o prefeito destacou que a retomada das atividades têm contribuído para desafogar outras unidades de saúde da Capital.

“Assumimos a Santa Casa em um cenário muito delicado, e, em menos de dois meses, já temos 108 leitos reabertos, nove salas cirúrgicas em funcionamento e pacientes sendo atendidos de forma regular, o que ajuda a desafogar as UPAs e demais hospitais da nossa rede. Essa intervenção foi fundamental para evitar o fechamento de um equipamento histórico e essencial, que agora volta a ofertar atendimento de qualidade e caminha para alcançar a plena capacidade até o final do ano, quando teremos 274 leitos em atividade”, declarou o prefeito Evandro Leitão.

preeito evandro e secretários riane e júnior castro caminham em um corredor da Santa Casa
Desde o dia 15 de julho deste ano, a Prefeitura de Fortaleza iniciou um processo de intervenção na Santa Casa de Misericórdia

Dos 108 leitos reabertos, 98 são de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Após o início das intervenções, 190 pacientes já passaram por internações, sendo 146 em enfermarias e 44 em UTIs. Com o retorno do funcionamento do Centro Cirúrgico, foram realizadas 16 cirurgias nesta semana. Contemplado com uma das cirurgias realizadas nesta semana, João Pereira passou pela retirada de um câncer de próstata e está internado no local. Acompanhando o pai durante a recuperação, o autônomo Osvaldo Pereira, considerou que o processo ocorreu de forma tranquila.

“Ele já foi operado ontem, e hoje já está aqui na sala de recuperação. Fico muito feliz por um hospital desse, tão importante, estar voltando a funcionar para atender as nossas pessoas, os nossos cidadãos que precisam desses atendimentos. Meu pai está sendo bem assistido, bem acompanhado, e a estrutura e a equipe técnica estão de bom tamanho”, avaliou Osvaldo.

A dona de casa Maria Aurenice Barroso estava acompanhando o vizinho, José Arteiro Vidal, que também passou por uma cirurgia para retirada de câncer de próstata realizada nesta semana, e comparou o atendimento da Santa Casa antes e após as intervenções da Prefeitura.

“As pessoas estão acolhendo mais a gente. Porque antigamente a gente chegava aqui e ficava sem saber o que fazer, chamava uma pessoa pra dar uma explicação, e a pessoa não sabia. Agora não, a gente foi bem acolhido, as coisas melhoraram”, contou ela.

Os ambulatórios de pré e pós-operatório também retomaram os atendimentos, com 178 consultas já realizadas em especialidades como cabeça e pescoço, proctologia, urologia, cirurgia geral, abdominal, mastologia, ortopedia, oftalmologia e cardiologia. A unidade oncológica também foi reativada, com a oferta de procedimentos como cirurgias, quimioterapia, hemodiálise, exames de imagem e laboratório.

A secretária da Saúde, Riane Azevedo, reforçou o discurso do prefeito, ressaltando a abrangência dos resultados das intervenções e o impacto gerado na rede de saúde do município.

grupo de pessoas conversando
Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período

“Desde 16 de julho, já foram atendidos cerca de 200 pacientes, entre enfermaria e UTI, muitos deles transferidos das UPAs, onde aguardavam por dias um leito adequado. Com a retomada das cirurgias, vamos ampliar ainda mais a oferta em Fortaleza, reduzindo filas que se acumulavam há anos. Além disso, desde julho os pagamentos de todos os profissionais foram regularizados, garantindo estabilidade administrativa e segurança para quem trabalha na Santa Casa.”

O pagamento dos profissionais que atuam na entidade está regular desde o início das intervenções, e o abastecimento para farmácia, alimentação, lavanderia e limpeza foi assegurado, garantindo a continuidade da assistência. E o hospital passou a integrar o componente de crédito financeiro do Programa Agora Tem Especialistas.

O diretor médico da Santa Casa, Madson Mont’Alverne, considerou que as intervenções promoveram um ressurgimento da Santa Casa, e celebrou a ampliação do atendimento, além das ações de continuidade previstas para os próximos dias.

“Esse ressurgimento da Santa Casa é muito importante. Quando iniciamos as intervenções, havia apenas dez pacientes internados, e já contamos com 108 leitos em funcionamento. A partir desta semana também serão retomadas as cirurgias de média complexidade, como vesícula, hérnia e histerectomia, inclusive com tecnologia de videolaparoscopia, que é o que tem de mais moderno nesse tipo de atendimento”, destacou o diretor.

Os próximos passos incluem a ampliação para 274 leitos até dezembro e a meta de atingir a capacidade de 1.200 cirurgias mensais no mesmo período.

Reestruturação

Desde o dia 15 de julho deste ano, a Prefeitura de Fortaleza iniciou um processo de intervenção na Santa Casa de Misericórdia, após o hospital paralisar os atendimentos por falta de insumos e por acúmulo de dívidas. A reestruturação conta com a colaboração do Governo Federal e do Governo do Estado do Ceará.

Com apoio técnico e consultoria do Ministério da Saúde (MS), a ação tem como objetivo assegurar a continuidade do atendimento aos pacientes já em tratamento, viabilizar novas admissões e garantir a manutenção da qualidade dos serviços prestados à população. Com 164 anos de história, a Santa Casa é o hospital mais antigo do Ceará.

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

PrefeituraSaúde

Prefeitura de Fortaleza convoca 82 profissionais de saúde para o IJF

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

SME reforça a agenda das sessões para o Circo do Tiru

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

Idosos do CRAS João Paulo II fazem apresentação cultural para crianças do CEI Prof.ª Maria Rozani Mendonça de Nobre

13 de outubro de 2025
Prefeitura

Fortaleza sedia Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força da Senasp

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

Em parceria com a Dell, Prefeitura de Fortaleza abre três mil vagas para cursos de TI, Idiomas e IA para Educação

13 de outubro de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão sanciona regulamentação das dez Zeis prioritárias de Fortaleza, beneficiando mais de 220 mil pessoas

13 de outubro de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza