O prefeito Evandro Leitão entregou, nesta quinta-feira (14/08), a requalificação da Praça Álvaro Costa, localizada no bairro Henrique Jorge. A obra foi executada pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), e recebeu investimento superior a R$ 428 mil.
“É uma alegria entregar a Praça Álvaro Costa, esse importante local de encontro e convivência, aos moradores aqui do Henrique Jorge. E nós vamos requalificar espaços como esse na cidade toda, dando mais conforto e segurança para as comunidades. Vamos investir em todos os 121 bairros de Fortaleza, porque a população merece que os seus recursos sejam bem aplicados”, afirmou o prefeito Evandro Leitão.
Iniciada em abril de 2025, a intervenção teve como objetivo oferecer mais conforto, segurança, acessibilidade e lazer para a população que utiliza o espaço. Entre as melhorias realizadas, destacam-se: troca do piso, implantação de novas estruturas de acessibilidade, instalação de lixeiras e jardineiras, implantação de nova academia ao ar livre e de um novo parquinho com brinquedos inclusivos. Também foram feitos serviços de revisão da iluminação, podas de árvores, paisagismo e recapeamento asfáltico no entorno da praça.
O secretário da Regional 11, Júlio Costa, destacou a abrangência da requalificação. “Fizemos um piso novo, academia ao ar livre, parquinho, quiosques de venda de lanches, tudo padronizado. A praça ficou uma belezura, em ótimo estado para receber o grande número de famílias que a frequentam. É um espaço que pertence à população e é importante que ela esteja presente, usando e cuidando.”
O aposentado Jorge Acioly frequenta a praça há mais de quatro décadas e a considera sua segunda casa. Para ele, A necessidade de requalificação era antiga. “Estava horrível, porque estava abandonada, há mais de quatro anos sem ninguém fazer uma reforma. Agora está mais bonita, mais moderna, mais iluminada.”
Trabalhando há 38 vendendo lanches na praça, Isaac Paiva de Brito contou que chegou no local quando “era só mato”, e viu o crescimento da comunidade e a falta de cuidado com o equipamento, inclusive com o seu quiosque, que estava vendo “se acabar”, sem que ele tivesse recursos para fazer reparos. “A reforma foi a coisa melhor do mundo que aconteceu, eu não tinha condições de fazer nada, estava se acabando. E ver a praça assim é só alegria”, disse, observando o movimento de dentro do espaço de trabalho reestruturado.
A entrega da praça representa um importante avanço na valorização dos espaços públicos e no incentivo ao convívio comunitário, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida nos bairros.