O prefeito Evandro Leitão inaugurou, nesta quinta-feira (14/8), o Centro de Educação Infantil (CEI) Otacílio de Sá Pereira Bessa, no bairro Parangaba. Este é o primeiro CEI entregue pela atual gestão e atenderá crianças do berçário ao Infantil III, beneficiando cerca de 200 alunos de seis meses a três anos de idade.
Durante a inauguração, Evandro reforçou o compromisso de zerar a fila de espera por vagas nas creches de Fortaleza, destacando as novas entregas e a ampliação de vagas na rede conveniada.
“Quando assumimos a Prefeitura de Fortaleza, havia uma fila represada de crianças aguardando vagas nas creches. Nós estamos trabalhando: entregamos esse CEI e tem mais quatro perto de inaugurar, ampliamos em mais de duas mil as vagas em creches conveniadas, e, até o final do ano, ainda teremos mais novidades”, informou o prefeito.
A nova unidade possui dois pavimentos em um espaço moderno e alinhado com as necessidades do atendimento da Educação Infantil na Capital. Para a construção, a Prefeitura investiu R$ 7,3 milhões. A creche também foi entregue com ar-condicionado em todas as salas, alinhada com a política de universalização da climatização nos equipamentos municipais de educação.
A infraestrutura conta com berçário, salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação e sala de professores. O projeto contempla ainda área de lazer com playground.
O secretário da Educação (SME), Idilvan Alencar, também comentou as melhorias na rede municipal, destacando a ampliação de vagas nas unidades. “Nós estamos trabalhando com uma estratégia múltipla. Não é só inaugurar o CEI. Nós abrimos 1.800 vagas em creches conveniadas. Ainda vamos inaugurar mais quatro CEIs. Além disso, identificamos salas em vários CEIs de Fortaleza que não estavam sendo utilizadas como sala de aula e as adaptamos para esse fim”.
As crianças matriculadas receberão cinco refeições diárias e todo o material necessário, como fardamento, kit pedagógico e itens de higiene para uso na rotina escolar.
Esperança renovada
A dona de casa Morgirlane Lisboa é mãe do Miguel, de três anos de idade, recém-diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ela contou que sente tranquilidade com a nova unidade.
“É o sonho de toda mãe ter uma creche perto e com toda a estrutura que tem aqui. Tem sala climatizada, parquinho, refeitório… Está tudo perfeito, tudo novo, feito para as crianças. E aqui o Miguel vai ter uma convivência estimulada com os outros alunos, sem discriminação. Isso é uma bênção na minha vida”.
Já a doceira Rejane Marinho, mãe do Rael Lorenzo, de um ano de idade, comentou que ele amou a nova “escolinha”.
“Na antiga escola, ele chorava muito. Ele tinha essa ansiedade de estar na creche, que o fazia chorar. Mas aqui, ele veio sorrindo, não chorou. Então, para mim, foi algo muito inexplicável, até porque, na minha época, não tinha o que eles têm agora. E ver ele assim, numa sala com ar-condicionado, com brinquedos que gosta, é muito impactante para mim”.