A Prefeitura de Fortaleza informa o ordenamento especial que será realizado para a 23ª Caminhada com Maria, tradicional manifestação religiosa da capital cearense, que ocorrerá no dia da padroeira Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto). As ações envolvem segurança, mobilidade e atendimento emergencial, com apoio integrado das forças estaduais e municipais, e foram apresentadas em coletiva nesta quarta-feira (6/8) na Cúria Metropolitana de Fortaleza.
“A 23ª Caminhada com Maria é um evento de suma importância para todos os fiéis e para a evangelização do nosso município. Neste ano, a Prefeitura está promovendo uma estrutura especial, com foco principal na inclusão ao longo de todo o percurso. Será uma Caminhada com Maria diferenciada, com atenção especial às pessoas com deficiência”, destacou a primeira-dama Cristiane Leitão.
Cristiane também reforçou os cuidados com a acessibilidade. “Estaremos oferecendo toda a estrutura necessária, com uma equipe preparada para garantir acessibilidade e acompanhamento. Como foi apresentado aqui, em parceria com a ACBs, a Secretaria da Saúde disponibilizará um grande equipamento de suporte, uma espécie de mini-UPA, para oferecer toda a assistência médica necessária durante o evento”, concluiu.
Este ano, uma novidade será a mudança do local de encerramento da caminhada, que tradicionalmente acontecia na Catedral Metropolitana de Fortaleza. A caminhada seguirá para a área externa da Igreja de Santa Edwiges, na Avenida Leste-Oeste.
O bispo de Fortaleza, Dom Gregório Paixão, comentou sobre a alteração. “Nós alteramos um pouco o trajeto, reduzindo-o em dois quilômetros. Em primeiro lugar, porque, no fim da Catedral, há uma grande obra em andamento para o metrô. Como resultado, as pessoas acabavam ficando extremamente comprimidas naquela região, devido à dimensão da intervenção, que, naturalmente, está sendo realizada para o bem da população.”
“Agora, com o novo trajeto, teremos uma área mais ampla e segura. Isso permitirá uma maior visibilidade entre os participantes e tornará o evento mais democrático. Antes, apenas quem conseguia chegar até o fim da Catedral tinha a visão completa da cerimônia de coroação. Este ano, será diferente: todos poderão acompanhar esse momento, além dos instantes finais e do grande show que encerrará a nossa Caminhada com Maria”, concluiu.
A Caminhada com Maria terá início às 14h, com concentração no Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no Vila Velha, e sairá em direção à Igreja de Santa Edwiges, no Jacarecanga. Ao final do percurso, haverá a coroação de Nossa Senhora e, pela primeira vez no evento, show com a Banda Missionário Shalom e com a Irmã Kelly Patrícia.
Segurança
A Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec) e a Guarda Municipal de Fortaleza atuarão na Caminhada com Maria com um efetivo de 72 guardas. As equipes realizarão patrulhamento por meio de viaturas, motocicletas e drones, garantindo a segurança dos participantes. O evento contará também com o videomonitoramento do Centro de Comando e Controle de Fortaleza (CCC), que acompanhará toda a operação em tempo real.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) destacará 478 policiais militares para garantir a segurança durante todo o percurso. Já a Polícia Civil atuará com delegacias plantonistas, incluindo o 7º e 10º Distritos Policiais, além de 30 agentes da Operação Égide, responsáveis por ações de polícia judiciária nas adjacências do evento. Delegacias especializadas, como a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), também estarão de prontidão.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) definiu a estrutura operacional para garantir a segurança durante a 23ª Caminhada com Maria, que acontece no dia 15 de agosto. A corporação atuará com 12 bombeiros militares distribuídos em viaturas especializadas e equipes técnicas ao longo do percurso do evento.
Mobilidade
A procissão contará com a atuação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Cerca de 200 profissionais, entre agentes e orientadores de tráfego, estarão mobilizados para organizar a circulação e garantir a segurança dos participantes.
A operação terá início às 4h da manhã com o isolamento do entorno do Santuário de Nossa Senhora da Assunção, no bairro Vila Velha, ponto de concentração dos fiéis. A partir das 14h, horário previsto para o início da procissão, batedores e viaturas da AMC acompanharão o cortejo até a Igreja de Santa Edwiges, no bairro Moura Brasil, onde haverá missa campal e apresentações musicais.
A Av. Presidente Castelo Branco será interditada a partir de 13h, nos dois sentidos, no trecho da Ponte da Barra até a Av. Senador Robert Kennedy. Bloqueios temporários e desvios serão implantados ao longo do percurso, com liberação das vias conforme o avanço da caminhada. O trajeto inclui ainda as avenidas Dom Aloísio Lorscheider, Mozart Pinheiro de Lucena, Coronel Carvalho e Radialista José Lima Verde, além das ruas Benu Marcondes, Hermes Paraíba e Estevão de Campos.
Ao final da procissão, a AMC fará o isolamento das vias de acesso à Igreja de Santa Edwiges, incluindo o trecho da Av. Presidente Castelo Branco entre a Av. Filomeno Gomes e a Av. Dom Manoel. A interdição seguirá até a dispersão total do público.
A AMC orienta que motoristas evitem trafegar na Av. Presidente Castelo Branco e vias adjacentes entre 13h e 20h. Em caso de ocorrências, a população pode acionar a AMC pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).
Transporte público
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) informa que, em virtude do feriado de Nossa Senhora da Assunção, a frota de ônibus no dia 15 de agosto seguirá programação semelhante à dos domingos.
Durante a Caminhada com Maria, haverá reforço nas linhas 027 – Siqueira / Aeroporto / Papicu e 030 – Siqueira / 13 de Maio / Papicu, além de 31 veículos reservas para atender à demanda. A frota extra será distribuída entre os terminais: Papicu (2), Messejana (2), Parangaba (7), Siqueira (8) e Antônio Bezerra (12). Os veículos reservas estarão disponíveis entre 6h e 23h, com exceção dos ônibus do Terminal Siqueira, que circularão das 5h às 23h.
Saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) garantirá assistência durante a Caminhada com Maria 2025. Um Posto Médico Avançado (PMA) será instalado na Igreja Santa Edwiges, no bairro Moura Brasil, com 12 profissionais de saúde.
O PMA contará com salas de acolhimento, observação, procedimentos e estabilização. Duas ambulâncias darão suporte: uma de suporte avançado (com médico, enfermeiro e condutor socorrista) e uma de suporte básico (com técnico de enfermagem e condutor socorrista).
Ambulantes
A Secretaria Regional 12 oferece 32 vagas para ambulantes interessados em atuar na Caminhada com Maria. As inscrições ocorrem de 4 a 8 de agosto, das 8h às 16h30, na sede da SER 12 (Rua 24 de Maio, 1255 – Centro). O sorteio será no dia 12 de agosto, às 14h.
Como parte da preparação, serão realizados serviços de iluminação, limpeza, pintura, poda e capinação na Av. Presidente Castelo Branco (Leste-Oeste), entorno da Igreja Santa Edwiges e na Praça Marcilio Dias.
A Secretaria Regional 1 disponibiliza 19 vagas para ambulantes interessados em atuar na Praça Nossa Senhora da Assunção. As inscrições seguem até 7 de agosto, das 8h às 16h30, na sede da SER 1 (Rua Jangada, 740 – Barra do Ceará), com sorteio no dia 8 de agosto.
A SER 1 também mobilizará 20 garis para realizar ações de varrição, capinação, poda, pintura de meio-fio, instalação de guarda-corpo e melhorias de infraestrutura ao longo dos 9.620 metros da Av. Presidente Castelo Branco.
Fiscalização
A Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) também participa do ordenamento do evento com equipes no entorno do Santuário Nossa Senhora de Assunção, no bairro Vila Velha; e da Capela de Santa Edwiges, no Moura Brasil. Ao todo, serão 41 agentes em atuação, entre fiscais e auxiliares. A fiscalização tem como objetivo coibir o comércio ambulante não autorizado e a obstrução do logradouro público, a fim de garantir a livre circulação dos participantes.