
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), preparou programação especial em agosto para celebrar o Mês do Estudante, reunindo atividades culturais, esportivas e pedagógicas, que vão do incentivo à arte e à leitura a experiências em espaços da cidade e do Ceará.
Intitulada “Agosto Eu Vou…”, a iniciativa vai proporcionar aos alunos da Rede Municipal atividades ao longo do mês. Entre as ações, está a participação na Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – Cine Miau, realizada nos cinemas São Luiz, Dragão do Mar e Centro Cultural Bom Jardim, que atenderá 1.420 estudantes de 28 escolas nos dias 7, 13 e 14 de agosto.
Também fazem parte do roteiro a experiência da Praia Acessível e momentos de lazer e esporte na ação “Eu Vou Ver Meu Time Jogar”, com ida ao Estádio Castelão em jogos dos times Fortaleza e Ceará. Todas as quintas e sextas-feiras, 200 alunos por dia, da Educação Infantil ao Ensino Fundamental – anos iniciais, conhecerão a Cidade Mais Infância, em uma experiência educativa e interativa, e também visitarão a Casinha da Imaginação, na requalificada Cidade da Criança.
A programação inclui visitas a equipamentos culturais, como o Museu da Fotografia, Museu Ferroviário, Museu da Imagem e do Som, Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar, Pinacoteca da Estação das Artes, Forte de Nossa Senhora da Assunção, Rede CUCA, Casa José de Alencar, Casa de Vovó Dedé, Planetário do Dragão do Mar, Espaço Cultural da Unifor e Museu da Sefaz.
Editais de viagens
Outra novidade é o projeto “Aprender Viajando”, que levará alunos a aulas de campo. Nos anos finais do Ensino Fundamental, os roteiros incluem destinos no Ceará, como a Serra da Ibiapaba, o Maciço de Baturité, o Cariri e o Sertão Central, além de outros locais sugeridos pelos professores. Já nos anos iniciais, os passeios ocorrerão em pontos históricos, culturais e ambientais de Fortaleza.
Ao todo, 30 turmas por ano serão contempladas, sendo 15 de cada segmento, com seleção organizada por comissão formada por representantes dos Distritos e da SME.
As viagens do Aprender Viajando têm como objetivo proporcionar aos estudantes experiências que ampliem seu repertório social e cultural, fortalecendo a relação entre teoria e prática. A iniciativa subsidia roteiros propostos pelas unidades escolares e idealizados por professores do Ensino Fundamental e da EJA, favorecendo uma educação integral. Além de incentivar práticas pedagógicas interativas, o projeto busca contribuir para a melhoria dos indicadores da educação pública de Fortaleza.
As inscrições começam nesta quinta-feira (14/8), mas os professores poderão se antecipar na elaboração do plano de aulas previsto nos editais, garantindo que a atividade esteja integrada aos conteúdos trabalhados em sala.
| Edital dos anos iniciais
| Edital dos anos finais
Concurso artístico-literário
Para incentivar a criatividade e a expressão, a Rede Municipal promoverá concurso literário e de desenho com o tema “Eu vou ser autor da minha própria história”. A proposta convida os estudantes a produzirem textos e obras visuais que expressem seus sonhos, vivências e perspectivas. Os trabalhos selecionados receberão reconhecimento especial e, no caso dos desenhos, integrarão a agenda escolar de 2026, valorizando a produção dos alunos. O edital com as categorias da edição 2025 e os detalhes das premiações será divulgado posteriormente.
O secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar, destaca que a programação busca celebrar os estudantes e ampliar as oportunidades de aprendizagem fora da sala de aula. “O Mês do Estudante é um momento para reconhecermos o papel dos nossos alunos e oferecer a eles experiências que despertam o interesse pelo conhecimento, a valorização da cultura e o sentimento de pertencimento à cidade. Essas ações fortalecem o engajamento dos estudantes e mostram que aprender também é momento de descoberta, convivência e celebração”, afirmou.
Com essa programação, a gestão municipal reafirma o compromisso de oferecer iniciativas que ampliem o repertório cultural e fortaleçam a aprendizagem, reconhecendo o estudante como protagonista de sua trajetória.