
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), promoveu, nesta terça-feira (2/9), a apresentação das três propostas selecionadas no Desafio Mobilidade Cidadã para moradores da região do Grande Siqueira, em evento realizado na Escola Municipal Sebastião de Abreu.
A iniciativa, realizada pela Prefeitura com apoio da Toyota Mobility Foundation (TMF) e do WRI Brasil, oferece um aporte total de US$ 265 mil para os projetos selecionados realizarem seus pilotos de projetos no território.
Os projetos selecionados e apresentados nesta terça-feira (2/9) oferecem soluções inovadoras para a mobilidade urbana: o BikeApp! estimula o uso da bicicleta ao transformar quilômetros pedalados em bonificações financeiras; o VamosJuntos promove uma rede de mobilidade integrada e sustentável, priorizando inclusão e participação social de grupos historicamente marginalizados; e o Areja BTU introduz um sistema de ventilação inteligente em ônibus, que reduz custos, consumo de combustível e emissões, ao mesmo tempo em que melhora o conforto dos passageiros.
“O Desafio da Mobilidade Cidadã funciona como uma verdadeira incubadora de ideias que podem transformar o dia a dia das pessoas. Vimos soluções criativas que têm potencial de gerar impacto concreto na vida da população. Fortaleza foi escolhida para participar dessa iniciativa global, o que mostra a capacidade da nossa cidade de inovar e buscar alternativas sustentáveis para garantir o direito à mobilidade”, afirmou o presidente da Citinova, George Lima.
De acordo com o secretário da Regional 5, Jovanil Oliveira, a escolha da região do Grande Bom Jardim para receber o Desafio se deve às condições de deslocamento do território. Uma pesquisa diagnóstica identificou que esta é uma das regiões de Fortaleza onde a população enfrenta maiores dificuldades de mobilidade, seja para acessar o transporte público, chegar ao trabalho ou utilizar serviços essenciais.
“O Desafio busca trazer soluções inovadoras que garantam esse direito fundamental de ir e vir com mais qualidade e segurança. O mais importante é que todo esse processo está sendo construído em diálogo com a comunidade, que participa da adaptação e da implantação das propostas, garantindo que o resultado final atenda de fato às necessidades de quem vive aqui”, pontuou o secretário.
O gerente de comunicação da Toyota no Brasil, Otacilio do Nascimento, destacou a importância da participação da comunidade no processo de implantação das propostas. “Estamos muito felizes com as propostas apresentadas aqui em Fortaleza, porque elas endereçam algumas preocupações e demandas de comunidades de Fortaleza. Essa fase de prototipagem é especialmente importante, pois nos permite testar, ajustar e, principalmente, ouvir da própria comunidade se as soluções estão funcionando. Este é o verdadeiro sucesso: ver as ideias sendo aplicadas e gerando impacto positivo na vida das pessoas. Tudo isso só é possível graças à parceria entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, trabalhando juntos para construir alternativas inovadoras que beneficiem de forma concreta a população”, ressaltou Otacilio do Nascimento.
O edital de inovação aberta do Desafio foi lançado em 30 de junho e recebeu 17 inscrições de empresas de todo o Brasil, com projetos que buscam desenvolver soluções inovadoras para melhorar a mobilidade urbana em áreas periféricas da cidade.
As três propostas ganhadoras foram selecionadas após análise criteriosa de uma banca formada por especialistas e representantes de diferentes setores da mobilidade urbana, levando em consideração as demandas do edital.
Conheça os projetos apresentados
1. Polo Planejamento Ltda — BikeApp!
O BikeApp! propõe um sistema de bonificação para ciclistas na região do Siqueira, incentivando o uso da bicicleta como meio de transporte. Por meio de um aplicativo, as viagens são registradas, a quilometragem percorrida é calculada e convertida em bônus, que podem ser transformados em remuneração financeira. A proposta atende ciclistas com bicicletas próprias e usuários de sistemas públicos de bicicletas compartilhadas.
2. ARVRA Inteligência Artificial Ltda — VamosJuntos
O VamosJuntos é uma rede popular de mobilidade integrada com foco em sustentabilidade, equidade e participação social. A iniciativa conecta pessoas, territórios e políticas públicas, articulando serviços e rotas com operadores formais e informais, ciclistas urbanos e iniciativas de mobilidade ativa. O objetivo é garantir o direito à mobilidade para todos, com atenção especial a grupos historicamente marginalizados, como mulheres, idosos, juventudes, pessoas com deficiência e trabalhadores informais.
3. Areja Serviço e Comércio de Equipamentos para Autos Ltda — Areja BTU
O Areja BTU é um sistema de ventilação inteligente que auxilia o ar-condicionado em ônibus, aproveitando o ar externo para reduzir o tempo de funcionamento do compressor. A solução gera economia de combustível, diminui custos operacionais e emissões de poluentes, além de proporcionar mais conforto térmico e melhorar a experiência de viagem para todos os usuários do transporte coletivo.