
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), realizou, neste sábado (31/5), o segundo Sabadão da Equidade, ação voltada para o fortalecimento da aprendizagem dos estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. A iniciativa conta com a adesão de 144 escolas municipais, o que representa 95% das unidades elegíveis. A novidade é que haverá a expansão das aulas para os alunos do 5º ano a partir do próximo sábado (7/6).
O Sabadão da Equidade tem o objetivo de reduzir as desigualdades educacionais, oferecendo um espaço complementar de ensino aos sábados, com foco nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática. A ação é fundamentada em avaliações diagnósticas que indicam a necessidade de reforço nos anos finais do Ensino Fundamental.
“Sabemos que muitos alunos precisam de mais apoio para aprender, especialmente, depois do impacto do ensino remoto. Por isso, estamos criando esse momento com aulas que incorporam metodologias ativas, ludicidade e valorização do protagonismo estudantil. Além de contribuir para o desenvolvimento dos alunos, essa ação reforça políticas já em curso, como o PAIC Integral e o Programa das Adolescências”, ressaltou o secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar.
A participação das escolas no programa é voluntária e resulta da articulação entre gestores escolares e professores. Cada unidade participante mobiliza dois docentes (um de cada componente), que recebem bonificação de R$ 500,00 por sábado letivo, como forma de reconhecer e incentivar o envolvimento em prol de avanços no ensino da Capital.


Ações complementares
O Sabadão da Equidade se soma a outras duas importantes iniciativas lançadas recentemente pela gestão municipal, que também têm como intuito a promoção da aprendizagem: os monitores da equidade e os agentes de equidade.
Os monitores da equidade são estudantes do 9º ano selecionados por meio do Programa Bolsa Nota 10 para auxiliar colegas em atividades de reforço escolar. A seleção leva em conta critérios como desempenho acadêmico, frequência e habilidades de liderança.
Já os agentes de equidade atuam no Programa Aprender Mais, que oferece reforço pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática. Esses voluntários colaboram com professores e equipes pedagógicas no acompanhamento individualizado dos estudantes, contribuindo para que todos avancem em sua trajetória escolar.