
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME), iniciou, na última segunda-feira (17/6), a aplicação da edição intermediária das Avaliações Diagnósticas de Rede (ADR), com abrangência inédita e foco individualizado na aprendizagem dos alunos. A aplicação segue até o dia 30 de junho.
Nesta edição, cerca de 180 mil estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA I a IV) estão participando das avaliações nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em um total de 318 escolas da Rede Municipal.
Inovação com foco na aprendizagem individual
Pela primeira vez, as avaliações foram personalizadas de acordo com o diagnóstico inicial de cada estudante, respeitando seu nível atual de aprendizagem. O intuito é oferecer uma leitura das habilidades essenciais que o aluno ainda precisa desenvolver.
Com base nisto, o processo avaliativo ficou estruturado em três momentos ao longo do ano letivo: a ADR Inicial, realizada em março; a ADR Intermediária, neste mês de junho; e a ADR Final, prevista para o segundo semestre. Essa organização permite diagnosticar, acompanhar e promover de forma contínua o progresso da aprendizagem.
Segundo o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o novo modelo de avaliação coloca o estudante no centro do processo educacional. “Pela primeira vez, pensamos em diagnósticos personalizados, com foco real na aprendizagem. Isso nos permite utilizar os resultados para orientar intervenções direcionadas por escola, turma e estudante”, disse o gestor.