Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Prefeitura entrega requalificação da Cidade da Criança e marca Dia dos Pais em Fortaleza

10 de agosto de 2025
Compartilhar
grupo de pessoas posa para a foto
A reinauguração da Cidade da Criança se insere em um conjunto de ações voltadas à reestruturação do Centro de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza inaugurou, neste domingo de Dia dos Pais (10/8), a nova Cidade da Criança. Localizado no Centro, o equipamento foi revitalizado e, agora, conta com oito circuitos interativos e oito casas temáticas, que oferecem atividades educativas, artísticas e lúdicas para as famílias fortalezenses, incluindo salas de brincadeiras, espaços de tecnologia, cinema e cafeteria.

A primeira-dama e presidente do Comitê de Governança do Plano Fortaleza Inclusiva, Cristiane Leitão, comentou a importância da reabertura e destacou o resgate da memória afetiva do espaço e sua relevância para a convivência familiar.

“Resgatar este espaço é recuperar a memória de muitas famílias fortalezenses. Quem viveu nas décadas passadas sabe que este é o coração da cidade, onde famílias vinham para piqueniques e atividades educativas. Hoje, estamos devolvendo isso à população. É emocionante viver este momento, especialmente no Dia dos Pais”, afirmou.

Ainda de acordo com a primeira-dama, a reinauguração da Cidade da Criança se insere em um conjunto de ações voltadas à reestruturação do Centro de Fortaleza.

“Essa revitalização é parte de um conjunto maior de ações no Centro. Em breve, inauguraremos também a nova Praça do Ferreira, que será um equipamento para toda a família e para a população idosa, além de sediar o Natal de Luz. O Centro está passando por um processo de requalificação: já tivemos a inauguração do Café Java, na Academia Cearense de Letras, e, em breve, a Igreja do Rosário também será revitalizada. Estamos recuperando praças e equipamentos para devolver o Centro da Cidade revitalizado a todos os fortalezenses”, informou.

Desde 1991, a Cidade da Criança é tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Fortaleza. Helena Barbosa, secretária da Cultura (Secultfor), comentou que, por este motivo, a reforma teve de ser feita de maneira cuidadosa, respeitando as características originais e a história do local.

“Foi um trabalho conjunto da Coordenadoria de Patrimônio com a Primeira Infância e a Funci. Aqui, temos bens tombados como as casas e as estruturas do antigo zoológico que já funcionou aqui. Fizemos um resgate histórico do Parque das Crianças por meio de um memorial. Atualmente, esse memorial está instalado no Castelinho, onde é possível conhecer a história do equipamento”, declarou.

Reestruturação do equipamento

A coordenadora especial da Primeira Infância e presidente da Comissão, Lídia Lourinho, explicou que, além dos equipamentos lúdicos, a nova Cidade da Criança conta também com o Observatório da Infância. O objetivo é promover o monitoramento, a análise e a disseminação de dados e informações estratégicas sobre a primeira infância na capital, com foco na formulação de políticas públicas baseadas em evidências.

“Nós precisamos olhar para essa política com base em evidências, ou seja, dados que mostrem o impacto que ela está gerando na população de 0 a 6 anos. O Observatório vai ser a nossa ferramenta para enxergar melhor esses dados, fazer análises mais claras e saber se as ações que fazem parte do programa Infância Viva Fortaleza estão realmente impactando e transformando a vida dessas crianças”, disse.

Socorro Timbó, assessora técnica e pedagógica da Cidade da Criança, explicou como serão realizadas as visitas escolares das crianças e a proposta lúdica do novo equipamento.

“As crianças vão vir para cá, e nós vamos receber escolas às terças, quartas e quintas, escolas públicas e, às sextas, as escolas particulares. Serão grupos de 60 crianças pela manhã e 60 à tarde”, detalhou.

“Elas vão passar pelas casas em formato de circuito e, depois, terão o momento do brincar livre nos espaços externos. Hoje, a criança precisa disso: de espaço para conviver com a natureza, para integrar-se a ambientes que favoreçam tranquilidade, criatividade e bem-estar. E este espaço foi pensado exatamente para isso”, pontuou.

Redação 10 de agosto de 2025 10 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza