Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
PrefeituraSaúde

Prefeitura reformula programa que incentiva a adoção de espaços públicos em Fortaleza

7 de agosto de 2025
Compartilhar
grupo de pessoas posa para a foto segurando a cartilha
A Prefeitura também disponibiliza a Cartilha de Adoção de Espaços Públicos, que orienta adotantes sobre critérios, obrigações e boas práticas, promovendo uma parceria transparente e responsável entre o poder público e a sociedade

A Prefeitura de Fortaleza lançou, nesta semana, a nova fase do Programa de Adoção de Espaços Públicos, que permite que pessoas físicas ou jurídicas assumam, de forma voluntária, a conservação de áreas urbanas da cidade. A iniciativa estimula a adoção de praças, parques, canteiros, áreas verdes e outros espaços públicos, por meio de ações de manutenção e requalificação. Realizado pela Coordenadoria Especial de Apoio à Governança das Regionais (Cegor), em parceria com as Secretarias Regionais, o programa fortalece a gestão compartilhada e o sentimento de pertencimento da população aos espaços públicos.

A nova etapa do programa amplia os estímulos à adesão ao estabelecer normas padronizadas, critérios técnicos e diretrizes mais transparentes, assegurando direitos e deveres tanto para o adotante quanto para o Município. A adoção pode incluir desde a manutenção rotineira do espaço até o acréscimo ou construção de equipamentos urbanos, paisagismo e pequenos reparos estruturais. Em contrapartida, o adotante recebe o direito de instalar placas de reconhecimento pelo cuidado com o local, de acordo com as diretrizes da legislação vigente.

Para o secretário executivo da Cegor, Júlio Brasil, o programa é uma forma inovadora e cidadã de cuidar da cidade. “Esse projeto tem o objetivo de estimular o cidadão fortalezense que queira adotar um espaço público, para fortalecer o sentimento de pertencimento, de dizer que Fortaleza é a capital de todos. Vem para fortalecer os laços de corresponsabilidade entre a Prefeitura e o cidadão que tem o desejo de contribuir, de zelar pelos nossos equipamentos públicos, para deixar a cidade mais limpa, bonita e agradável de se viver”, afirma.

Os interessados em adotar um espaço público devem comparecer presencialmente à Secretaria Regional responsável pela área desejada e preencher o Requerimento de Adoção. No ato da solicitação, é necessário apresentar dados do requerente, informações que identifiquem o espaço pretendido, uma descrição detalhada das ações de manutenção e melhorias a serem realizadas e registro fotográfico do local. Uma vez aprovada a solicitação, a adoção do espaço público passa a valer por até 60 meses (cinco anos).

A Prefeitura disponibiliza, nas Centrais de Atendimento das Secretarias Regionais, a Cartilha de Adoção de Espaços Públicos, que orienta adotantes sobre critérios, obrigações e boas práticas, promovendo uma parceria transparente e responsável entre o poder público e a sociedade.

Cartilha de Adoção de Espaços Públicos

Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

PrefeituraSaúde

Prefeitura de Fortaleza convoca 82 profissionais de saúde para o IJF

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

SME reforça a agenda das sessões para o Circo do Tiru

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

Idosos do CRAS João Paulo II fazem apresentação cultural para crianças do CEI Prof.ª Maria Rozani Mendonça de Nobre

13 de outubro de 2025
Prefeitura

Fortaleza sedia Curso Nacional de Uso Diferenciado da Força da Senasp

13 de outubro de 2025
EducaçãoPrefeitura

Em parceria com a Dell, Prefeitura de Fortaleza abre três mil vagas para cursos de TI, Idiomas e IA para Educação

13 de outubro de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão sanciona regulamentação das dez Zeis prioritárias de Fortaleza, beneficiando mais de 220 mil pessoas

13 de outubro de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza