A primeira-dama Cristiane Leitão realizou, nesta quinta-feira (12/6), a abertura da 1ª Semana Municipal da Primeira Infância. Na ocasião, foram diplomadas 54 crianças representantes da pré-escola da Rede Municipal de Ensino, que passarão a integrar o Fórum Municipal das Crianças da Educação Infantil de Fortaleza, iniciativa promovida pela Secretaria Municipal da Educação (SME).
Durante o evento, a primeira-dama destacou que a Primeira Infância terá papel central na atual gestão municipal. “Esse momento é muito importante, pois estamos iniciando uma gestão de cuidado para todas as pessoas, construindo uma Fortaleza de todos, com atenção, participação e acolhimento. A Primeira Infância precisa ser observada com uma grande lupa, pois, se não cuidarmos dos pequeninos, não teremos adultos com autonomia e valores. A gestão do prefeito Evandro Leitão, da vice-prefeita Gabriella e da primeira-dama está comprometida em construir uma política intersetorial de cuidado com as crianças”, afirmou Cristiane.
O Fórum Municipal das Crianças é um espaço democrático de escuta e diálogo, que valoriza a expressão de ideias, sentimentos e percepções das crianças, reconhecendo-as como sujeitos de direitos e participantes ativos da comunidade escolar e da cidade. O secretário municipal da Educação, Idilvan Alencar, ressaltou que o exercício da cidadania deve ser fortalecido nas unidades de Educação Infantil e ampliado para outros espaços, como os bairros, os distritos educacionais e a cidade como um todo.
“O Fórum Municipal das Crianças é um projeto que visa a escuta ativa das crianças na organização, planejamento e melhoria do ambiente escolar em todos os seus aspectos físico, social e afetivo, para estender-se ao planejamento urbano, a ocupação dos espaços públicos com segurança, o contato com a natureza, a mobilidade, a acessibilidade e as brincadeiras, a partir da perspectiva das crianças da educação infantil da rede municipal e que moram na cidade de Fortaleza”, afirmou o gestor.
Além do Fórum, como parte da programação da Semana da Primeira Infância, a Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) promoverá atividades intersetoriais que incluem fóruns com crianças, rodas de conversa com especialistas, ações lúdicas e entregas voltadas à infância. A coordenadora da Cespi, Lídia Lourinho, destacou a parceria com outras pastas da administração municipal.
“Todas as ações que a Prefeitura realiza e que impactam, direta ou indiretamente, essa faixa etária são acompanhadas, estimuladas e apoiadas pela Cespi. O Fórum é uma dessas ações: ele estimula a criança a participar, a ter voz, a ter vez. Estamos aqui apoiando essa iniciativa da SME para que ela se fortaleça e esteja cada vez mais presente na Educação Infantil. Escutar o que a criança tem a dizer é fundamental”, pontuou.
Evandro Bernardo, coordenador pedagógico da Escola José Batista de Oliveira, no bairro Panamericano, comentou sobre como foi realizada a escolha do representante de classe, destacando a importância do protagonismo infantil nesse processo.
“Nós estamos contemplando um processo democrático em que as crianças faziam propostas de melhoria para a escola. Por exemplo, perguntamos para elas o que seria ideal ter no ambiente escolar? E também buscamos incentivar parcerias com os colegas. A partir disso, as próprias crianças se candidataram para representar suas turmas, e os colegas, por meio de votação, escolheram seus representantes. Cada sala escolheu um, e, posteriormente, a escola selecionou o seu representante”, explicou.
Sobre o Fórum
A iniciativa está fundamentada no currículo da Educação Infantil e em projetos e programas desenvolvidos em rede, como o Intergeracional e o Protagonismo Infantil. Esses programas fortalecem a concepção de criança como sujeito competente, produtor de cultura, capaz de expressar interesses, desejos, sentimentos e opiniões. Nesse contexto, o Fórum busca garantir o direito à participação ativa das crianças nas decisões sobre os desafios vivenciados nas instituições de ensino, nos bairros e nos territórios da cidade, contribuindo assim para a formulação e aprimoramento de políticas públicas voltadas à Primeira Infância.