
O programa Escola Areninha foi destaque no edital de seleção Experiências Inspiradoras em Educação Integral em Tempo Integral, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do grupo Territórios, Educação Integral e Cidadania (TEIA).
A iniciativa, conduzida pela Secretaria Municipal da Educação (SME), foi selecionada em três categorias da seleção nacional, que tem como objetivo identificar, mapear e divulgar experiências inovadoras de gestão pública e de projetos pedagógicos voltados à educação em tempo integral em todo o País. Ao todo, o edital recebeu 938 inscrições, sendo 907 de redes municipais e 31 de redes estaduais.
As premiações recebidas pela Escola Areninha foram: Mapa de Experiências, que garantirá a divulgação nacional da proposta em um ambiente digital específico; Rede de Trocas, que permite o intercâmbio com outras experiências de destaque no país, com foco na troca de saberes e no aprimoramento de práticas pedagógicas; e Mostra Nacional, em que a Escola Areninha participará de um evento em Belo Horizonte (MG), na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), reunindo as experiências selecionadas.
“Essa conquista é resultado do trabalho consistente que a gestão do prefeito Evandro vem desenvolvendo na área da educação. Reformulamos o programa Escola Areninha e ampliamos seu alcance, melhoramos as condições para os estudantes e profissionais e garantimos mais desenvolvimento e aprendizagem no contraturno escolar”, destaca o secretário da Educação, Idilvan Alencar.
Esporte e educação no contraturno escolar
As atividades nas Escolas Areninha englobam práticas esportivas e educativas voltadas ao desenvolvimento integral dos alunos, incluindo o reforço escolar em Língua Portuguesa, Matemática e Inglês. Voltada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, a iniciativa também oferece fardamento completo, kit pedagógico, alimentação, transporte e acompanhamento de monitores formados pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), parceira da ação. O programa conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, da Procuradoria da República, das Secretarias Regionais de Fortaleza e das associações comunitárias onde as unidades estão inseridas.
Ampliação do programa
Em 2024, o programa contava com 17 unidades em funcionamento. Com a ampliação, esse número subiu para 25, com a inauguração da Areninha Sargento Hermínio, o que representa um crescimento superior a 47%. O número de estudantes atendidos também aumentou, passando de 5.440 para 8.000 já neste ano, um acréscimo também de 47%. A previsão é de beneficiar 8.320 alunos em 26 unidades até 2026.
Além do crescimento no número de equipamentos e alunos atendidos, a gestão municipal melhorou as condições das Areninhas já existentes, institucionalizou as relações com a comunidade, reformulou a proposta pedagógica e ampliou a liderança escolar dos diretores no protagonismo do programa. Em maio, destinou R$ 200 mil para as unidades em funcionamento. Também houve a ampliação do quantitativo de monitores educacionais. Agora, a iniciativa conta com 250 estudantes de Licenciatura da Uece selecionados que trabalham diretamente com os estudantes.