
A Educação de Fortaleza deu início, nesta terça-feira (10/6), ao ciclo de reuniões com os coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. A agenda acontece no Hotel Vila Galé, localizado na Praia do Futuro, e tem como objetivo ouvir as demandas dos profissionais, promover alinhamentos estratégicos e fortalecer a autonomia das escolas, além de reforçar a articulação entre as equipes e gestão municipal.
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, destacou a importância dos encontros para uma gestão democrática e comprometida com a qualidade do ensino ofertado na Capital. “Esse diálogo é necessário para que as decisões da SME estejam alinhadas com a realidade vivida nas escolas. Os coordenadores pedagógicos e demais lideranças são essenciais no processo de ensino. São eles que impulsionam o cotidiano pedagógico, que acolhem, orientam e inovam; e é fundamental que se sintam valorizados e corresponsáveis pelos resultados que queremos alcançar. O nosso compromisso é com o desenvolvimento integral dos estudantes, e isso só é possível quando fortalecemos quem está na base, construindo juntos uma educação que promova mais conhecimento, equidade e inclusão”, pontuou o secretário.
Durante a reunião, os participantes refletiram sobre o papel estratégico dos coordenadores. Para Rogers Mendes, gestor da Academia do Professor Darcy Ribeiro, essa atuação deve estar cada vez mais conectada à prática pedagógica em sala de aula. “A principal função de reuniões como essa é trazer o coordenador para a sua causa central, que é o acompanhamento do aprendizado dos estudantes. Esta ação acontece a partir do esforço complementar juntos aos professores, na implementação do currículo por meio de um bom planejamento, e utilização dos diagnósticos feitos das avaliações internas e externas. Por isso, esses momentos servem para puxar os coordenadores, para dizer a eles com clareza que são indispensáveis no processo de garantia dos direitos e da aprendizagem”, afirmou Rogers.
A coordenadora pedagógica Eliete Rodrigues, da Escola Municipal Francisco Domingos da Silva, na Barra do Ceará, reforçou que a agenda é uma oportunidade de reflexão sobre a prática profissional. “É muito significativo para nós, coordenadores. Uma parada necessária no nosso dia a dia para pensar no que estamos fazendo na escola e de que forma isso contribui para a aprendizagem dos alunos. Foi muito importante ouvir o secretário e a equipe da secretaria destacando o papel do coordenador pedagógico no desenvolvimento das crianças e adolescentes”, disse Eliete.
A programação das reuniões com os coordenadores pedagógicos segue ao longo dos próximos dias. Nesta terça-feira (10/6), participaram os profissionais dos Distritos 1 e 4. Na quinta-feira (12/6), será a vez dos Distritos 2 e 5. Já na segunda-feira (16/6), o encontro reunirá os coordenadores dos Distritos 3 e 6. E, na quarta-feira (18/6), será a vez dos coordenadores dos Centros de Educação Infantil.