
A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Regional (SER) 12, articulou um dia de serviços gratuitos para a comunidade do Moura Brasil. Nesta sexta-feira (01/08), quem passou pela Rua dos Aprendizes Marinheiro pôde, dentre outros serviços, ser atendido pelo CadÚnico ou pelo Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, e atualizar a carteira de vacinação. A iniciativa é fruto de parceria com o Projeto Acolher, iniciativa do Governo do Estado do Ceará.
O secretário da Regional 12, Adams Gomes, esteve presente na ação e reforçou a importância da parceria entre a prefeitura e o Estado em levar serviços para a comunidade e para a Regional. “Com esse alinhamento dos governos municipal e estadual, só quem tem a ganhar é a comunidade. Esta ação ajuda ainda a dar outro olhar da prefeitura para a comunidade e trazer ainda mais atenção, seja na iluminação, na conservação de equipamentos e espaços públicos”
Fabiana Santos, moradora do bairro Jacarecanga, próximo ao Moura Brasil, destacou a relevância da iniciativa para as pessoas em situação mais vulnerável. “É muito importante quando ações como essa chegam até a comunidade. Tem muita gente que não consegue se locomover ou não tem condições, então, quando a prefeitura e o Estado trazem esses serviços para perto, tudo fica mais fácil, principalmente para quem tem mobilidade comprometida’, disse.
Morador do Moura Brasil e integrante do coletivo Voz Periférica, Rafael Araripe destacou a importância da presença do poder público na comunidade. “A gente vem estreitando os laços com o Governo e a Prefeitura desde o início do ano, e agradecemos as ações importantes que a comunidade vem recebendo, como o Caminho Cidadão e agora o Projeto Acolher.“
Gerente do Projeto Acolher, Andrea Glais desta a importância do projeto e das parcerias, que viabilizam o atendimento à comunidade e a ação. “O Projeto Acolher procura levar serviços diretamente às comunidades, especialmente para quem tem dificuldade de locomoção. Em vez da população ir até os órgãos, os serviços chegam até ela, como o Caminhão do Cidadão, TRE, Defensoria Pública e muitos outros. Hoje, aqui no Moura Brasil, contamos com mais de 20 parceiros, incluindo postos de saúde, vacinação, CadÚnico, Minha Casa Minha Vida e atendimentos à diversidade. Isso só acontece graças à articulação com a prefeitura, as regionais e demais secretarias e outros parceiros. Nossa meta é ampliar ainda mais esse alcance.”
A ação conta ainda com serviços de outros órgão e parceiros do Projeto Acolher, como a Cagece, Pet Móvel, Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Defensoria Pública do Estado do Ceará.