
Lançado em maio, o Sabadão da Equidade mobilizou cerca de 97% das escolas municipais de Fortaleza nas quatro primeiras edições. A iniciativa, que fortalece a aprendizagem em Português e Matemática para estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, tem se consolidado como uma importante estratégia no enfrentamento das desigualdades educacionais.
A agenda retornou neste sábado (9/8) com uma novidade para os estudantes. Além das aulas de reforço em Português e Matemática, agora os alunos têm a opção de participar de uma disciplina especial dedicada à equidade, tema fundamental para a construção de uma escola que valoriza as diferenças e inclusão. A edição contou com adesão de 99% das unidades escolares.
“O engajamento das escolas e dos estudantes nas primeiras edições foi muito positivo e nos inspirou a ampliar o programa. A introdução da disciplina especial sobre equidade vai fortalecer ainda mais o ambiente escolar e a aprendizagem. Também representa um incentivo à formação cidadã, preparando nossos estudantes para serem agentes de transformação na sociedade”, explica o secretário da Educação de Fortaleza, Idilvan Alencar.
Bonificação como incentivo ao trabalho docente
A programação do Sabadão é de adesão voluntária e, para cada sábado letivo, dois professores são mobilizados (um de cada componente), recebendo o valor de R$ 500,00 como reconhecimento pelo trabalho.
“Essa bolsa valoriza a dedicação dos nossos profissionais, que foram essenciais para o êxito das primeiras edições e estão contribuindo diretamente para melhorar a aprendizagem dos estudantes”, reforça a secretária adjunta, Hernita Carmem.
Desenvolvimento de práticas diferenciadas
Com expressiva participação das unidades e o engajamento da comunidade escolar, o Sabadão da Equidade ainda é uma oportunidade de experimentação de práticas pedagógicas diferenciadas, com o uso de metodologias ativas, momentos lúdicos e atividades que estimulam o protagonismo dos alunos.
Na Escola de Tempo Integral (ETI) Professora Odete da Silva Colares (Messejana), a diretora Ienatla Sombra destaca como o programa tem transformado o cotidiano escolar. “É uma iniciativa que as escolas abraçaram. Oferecemos aos alunos o transporte escolar, lanche e os professores estão super dedicados. É mais um movimento dentro da educação e nós já vemos a evolução dos alunos no dia a dia”, avalia.
Essa percepção também é compartilhada pelos estudantes. Enzo Mendes, aluno do 9º ano da unidade, reforça a importância das atividades para o seu desempenho. “Eu estou gostando muito do Sabadão da Equidade. Quando eu venho aos sábados aprendo novas coisas, sempre com a atenção dos professores. Essas aulas são um auxílio a mais pro nosso desempenho nos estudos”, conta.
Conjunto de ações integradas
O Sabadão integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da aprendizagem. Entre elas, destacam-se os agentes de equidade, que apoiam professores e equipes pedagógicas no atendimento individualizado; os monitores da equidade, formado por estudantes do 9º ano que auxiliam colegas nas atividades de reforço escolar; e os agentes de comunicação da equidade, grupo formado por alunos dos seis Distritos que ajudam a ampliar a divulgação e o engajamento em torno das ações.