
O secretário da Educação, Idilvan Alencar, reuniu-se com coordenadores pedagógicos, diretores escolares e agentes da equidade entre os dias 22 e 24 de julho (terça a quinta-feira). O encontro, realizado na Academia do Professor Darcy Ribeiro, abordou os resultados da 2ª Avaliação Diagnóstica de Rede (ADR) e proporcionou momentos de escuta e discussão com profissionais dos seis Distritos de Educação.
Na última edição da ADR, cerca de 180 mil estudantes do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) participaram das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática. Pela primeira vez, as provas foram personalizadas de acordo com o diagnóstico inicial de cada estudante, respeitando seu nível atual de aprendizagem. O objetivo foi oferecer uma leitura mais precisa das habilidades essenciais que ainda precisam ser desenvolvidas.
Para o secretário da Educação, Idilvan Alencar, o momento de encontro com os profissionais da Rede é fundamental para transformar os dados da avaliação em ação pedagógica. “A ADR é uma ferramenta estratégica para compreendermos onde precisamos avançar. Esses encontros nos ajudam a olhar para os resultados com mais profundidade e a pensar, junto com quem está na ponta, em caminhos para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirma.
Agenda de diálogos com gestores
Desde o início do ano letivo, o secretário tem mantido uma agenda contínua de reuniões com gestores da Rede Municipal de Ensino. Já foram realizados quatro ciclos de diálogos nesse período. A proposta é construir, junto aos profissionais da Rede, soluções mais eficazes para os desafios da educação municipal, promovendo uma gestão mais próxima, participativa e sensível às realidades das escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs).