A Secretaria Municipal da Educação (SME) divulga o novo cardápio escolar da Rede Municipal de Ensino, que entra em vigor a partir desta sexta-feira (1º/8), com o retorno das aulas. Elaborado pela equipe de nutricionistas da Célula de Alimentação Escolar da SME, o cardápio traz novidades que reforçam o compromisso com a segurança alimentar, como a oferta de refeições de segunda a sexta-feira nas escolas fundamentais e a ampliação das refeições para os profissionais das unidades.
Todos os gêneros alimentícios utilizados no preparo das refeições seguem um rigoroso padrão de qualidade, desde a aquisição até o preparo nas unidades escolares. Os cardápios incluem todos os grupos alimentares — com destaque para frutas e verduras — e consideram as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a cultura alimentar local, as necessidades nutricionais por faixa etária, o tempo de permanência dos estudantes na escola e a aceitação das preparações pelos alunos.
O momento das refeições nas escolas também é compreendido como uma oportunidade educativa. Além de garantir nutrição adequada, a alimentação escolar promove a socialização, o respeito à diversidade alimentar e o desenvolvimento da autonomia dos alunos no processo de escolha e consumo consciente.
Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)
O Programa Nacional de Alimentação Escolar, desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tem como missão suprir as necessidades nutricionais dos estudantes da educação básica durante a permanência na escola, contribuindo para a formação de bons hábitos alimentares. Dessa forma, o PNAE promove o crescimento, o desenvolvimento e a aprendizagem, além de auxiliar na redução dos índices de evasão escolar.
Confira os documentos: