
A Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME) promoveu, nesta terça-feira (3/05), o 2° Encontro Formativo de Orientadores Educacionais de 2025. Realizado pela Célula de Mediação Social e Cultura de Paz (CEMES), o evento teve o objetivo de refletir com os profissionais, os conceitos e fundamentos necessários para o enfrentamento às brincadeiras perigosas para a efetivação da Cultura de Paz nas escolas.
Nesta edição, a especialista Fabiana Vasconcelos, do Instituto DimiCuida, explicou sobre os princípios do Programa de Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar (ProPaz). Fundado em 2014, o Instituto DimiCuida nasceu após um jovem de 16 anos morrer praticando o jogo do desmaio. Visando preservar a vida de outros jovens, o instituto desenvolve pesquisas, estudos e mantém uma troca permanente de informações com outras entidades no Brasil e no mundo.
O gerente da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz da SME, Alexandro Viana, ressaltou a relevância da formação. “A capacitação contínua dos nossos Orientadores Educacionais é fundamental para fortalecer a capacidade da escola em atuar preventivamente. Ao abordarmos a questão das brincadeiras perigosas, com a sensibilidade e a base de conhecimento ao nível do que o Instituto DimiCuida nos apresentou, estamos reafirmando nosso compromisso com a efetivação de escolas que são espaços de aprendizagem, acolhimento, proteção e desenvolvimento pleno para todos os nossos estudantes.”, disse.
A reflexão sobre brincadeiras perigosas e a prevenção estão em consonância com a legislação protetiva da criança e adolescente.