Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Compartilhar
imagem da rua pinto madeira
Bloqueio será no trecho ompreendido entre a Rua 25 de Março e a Av. Dom Manuel (Foto: Marcos Moura)

A partir desta segunda-feira (18/08), a Rua Pinto Madeira será bloqueada provisoriamente no trecho compreendido entre a Rua 25 de Março e a Av. Dom Manuel. A medida se faz necessária para viabilizar a execução do programa Rotas da Infância, que consiste em promover melhorias na infraestrutura viária ao redor de escolas, garantindo maior segurança para estudantes e suas famílias.

Em virtude da interdição, o condutor que segue na Rua Pinto Madeira deve entrar à esquerda na Rua 25 de março, à direita na Av. Santos Dumont, à direita na Rua Rodrigues Júnior, retornando, assim, à esquerda na Rua Pinto Madeira.

Já quem transita pela Av. Dom Manuel, no sentido norte/sul, a orientação é se deslocar para o contrafluxo nas proximidades da Rua Pinto Madeira. Operadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuarão no local orientando os condutores para assegurar a fluidez do tráfego.

Sobre o projeto

O programa Rotas da Infância tem como objetivo proporcionar trajetos mais seguros e confortáveis para crianças e suas famílias que se deslocam a pé ou de bicicleta nas proximidades de escolas. As intervenções começaram no entorno da Escola Municipal Alba Frota, localizada no centro da cidade, e fazem parte de uma parceria entre a gestão municipal, o Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), uma iniciativa internacional que apoia melhorias na infraestrutura cicloviária, além da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).

Além de beneficiar os estudantes da Alba Frota, as obras também atenderão alunos das escolas Justiniano de Serpa e Clóvis Beviláqua. As medidas incluem a construção de rampas de acesso, ampliação de calçadas, redução das distâncias de travessia, melhorias na sinalização, implantação de ciclofaixas, elevação e alargamento de ciclovias, instalação de travessias elevadas e a criação de uma ligação direta entre a escola e a Cidade da Criança.

Esse conjunto de medidas marca o início de uma nova política municipal voltada para a mobilidade de pedestres e ciclistas, especialmente crianças. “Com o programa ‘Rotas da Infância’ e a parceria do BICI, pretendemos ter ciclovias e ciclofaixas mais protegidas, confortáveis e arborizadas, sendo seguras para todos — crianças, mulheres e idosos. Iniciamos no entorno da Escola Alba Frota e já estamos planejando expandir para outros locais da cidade”, afirma Victor Macêdo, coordenador de Mobilidade Urbana da SCSP.

Redação 14 de agosto de 2025 14 de agosto de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Ciclofaixa de Lazer anima o domingo com rotas para ciclistas e programação no Parque Rio Branco

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza