A partir desta segunda-feira (18/08), a Rua Pinto Madeira será bloqueada provisoriamente no trecho compreendido entre a Rua 25 de Março e a Av. Dom Manuel. A medida se faz necessária para viabilizar a execução do programa Rotas da Infância, que consiste em promover melhorias na infraestrutura viária ao redor de escolas, garantindo maior segurança para estudantes e suas famílias.
Em virtude da interdição, o condutor que segue na Rua Pinto Madeira deve entrar à esquerda na Rua 25 de março, à direita na Av. Santos Dumont, à direita na Rua Rodrigues Júnior, retornando, assim, à esquerda na Rua Pinto Madeira.
Já quem transita pela Av. Dom Manuel, no sentido norte/sul, a orientação é se deslocar para o contrafluxo nas proximidades da Rua Pinto Madeira. Operadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) atuarão no local orientando os condutores para assegurar a fluidez do tráfego.
Sobre o projeto
O programa Rotas da Infância tem como objetivo proporcionar trajetos mais seguros e confortáveis para crianças e suas famílias que se deslocam a pé ou de bicicleta nas proximidades de escolas. As intervenções começaram no entorno da Escola Municipal Alba Frota, localizada no centro da cidade, e fazem parte de uma parceria entre a gestão municipal, o Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure (BICI), uma iniciativa internacional que apoia melhorias na infraestrutura cicloviária, além da Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi), a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e a Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP).
Além de beneficiar os estudantes da Alba Frota, as obras também atenderão alunos das escolas Justiniano de Serpa e Clóvis Beviláqua. As medidas incluem a construção de rampas de acesso, ampliação de calçadas, redução das distâncias de travessia, melhorias na sinalização, implantação de ciclofaixas, elevação e alargamento de ciclovias, instalação de travessias elevadas e a criação de uma ligação direta entre a escola e a Cidade da Criança.
Esse conjunto de medidas marca o início de uma nova política municipal voltada para a mobilidade de pedestres e ciclistas, especialmente crianças. “Com o programa ‘Rotas da Infância’ e a parceria do BICI, pretendemos ter ciclovias e ciclofaixas mais protegidas, confortáveis e arborizadas, sendo seguras para todos — crianças, mulheres e idosos. Iniciamos no entorno da Escola Alba Frota e já estamos planejando expandir para outros locais da cidade”, afirma Victor Macêdo, coordenador de Mobilidade Urbana da SCSP.