Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informe Fortaleza
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informe FortalezaInforme Fortaleza
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Prefeitura

Vacinação em shoppings facilita e amplia adesão da população

7 de junho de 2025
Compartilhar
Neste sábado (7/6), os shoppings Benfica, North Shopping Fortaleza e RioMar Fortaleza participaram da iniciativa com espaços para vacinação funcionando durante a tarde
Neste sábado (7/6), os shoppings Benfica, North Shopping Fortaleza e RioMar Fortaleza participaram da iniciativa com espaços para vacinação funcionando durante a tarde (Fotos: Kiko Silva)

A dona de casa Jovanice Maciel foi ao shopping resolver pendências e deparou com um espaço para vacinação. Sem precisar se programar, tomou quatro imunizantes. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, especialmente contra a Influenza (gripe), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue intensificando as ações de vacinação na capital cearense.

Neste sábado (7/6), os shoppings Benfica, North Shopping Fortaleza e RioMar Fortaleza participaram da iniciativa com espaços para vacinação funcionando durante a tarde. Estratégia prossegue em todos os finais de semana do mês de junho, em diversos centros comerciais da cidade.

mulher sendo vacinada
A dona de casa Jovanice Maciel tomou quatro imunizantes

Coordenando o serviço no North Shopping, a técnica da vacinação da Regional 3, Regina Mônica Viana celebra o sucesso da iniciativa. “Nós estamos oferecendo 100% das vacinas. Para além de Fortaleza, pela sua localização o Shopping recebe muita gente de outras cidades, como São Gonçalo, Caucaia e Paracuru, e nós estamos vacinando todos. A adesão é muito boa, a fila tem em torno de 100 pessoas, não para de chegar gente, mas o processo está rápido”, explica, estimando a aplicação de três mil doses somente neste sábado (07/6).

Com atendimento aberto a pessoas de todas as idades, foram ofertados todos os imunizantes previstos no Calendário Nacional de Vacinação, com exceção das vacinas contra a dengue, BCG e antirrábica humana.

Depois de atualizar o esquema vacinal, Jovanice Maciel avaliou o processo. “Foi muito bom, não precisei nem me programar, porque estava à disposição. O atendimento foi rápido, e imunizada a gente já fica mais tranquila”, descreve.

A professora Simone Amaro Costa e o esposo Antônio levaram o filho Bernardo, de quatro anos, para tomar a vacina da gripe. “É maravilhoso, principalmente pelo horário, porque a gente que trabalha a semana inteira acaba ficando muito restrito com relação ao horário, então no sábado pra gente está bom demais, especialmente no shopping. Aqui eu já aproveito pra almoçar. E, considerando o tamanho da fila, achei bem rápido. Porque a quantidade de profissionais também acaba dando conta da demanda”, avalia Simone.

O assistente de TI Marcos de Medeiros tomou a vacina da Covid19 e saiu mais tranquilo. “Vim tomar todas que estivessem atrasadas, mas como tenho o costume de ir no posto, faltava somente a da Covid, conta ele, acrescentando algumas considerações sobre o serviço. “Eu divulguei a vacinação para todos os meus grupos de amigos, porque é uma coisa essencial, e tomar aqui é uma facilidade. É perto da minha casa; recebi todas as informações; e o processo foi bem organizado e rápido, apesar da fila ser enorme, porque tem bastante pessoas para atender.”

Vacinação nos postos no final de semana

Ainda neste fim de semana (7 e 8/6), dois postos de saúde estão funcionando exclusivamente para vacinação: Geraldo Madeira Sobrinho – Pio XII (Rua Belisário Távora, 4 – São João do Tauape) e Mattos Dourado (Rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 – Edson Queiroz), das 8h30 às 16h30.

De acordo com a secretária municipal da Saúde, Riane Azevedo, o objetivo é facilitar o acesso da população às vacinas. “Estamos empenhados, especialmente neste período de sazonalidade, em ampliar o acesso ao imunizante contra a gripe”, reforça.

Além da vacinação descentralizada em shoppings, o município também realiza atendimento domiciliar para pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida, além de levar as doses a escolas, instituições de longa permanência e outros locais estratégicos.

Estratégias ampliadas

Na última semana, a Prefeitura promoveu o Drive-Thru da Vacinação, no qual foram aplicadas 6.800 doses em quatro dias de ação, sendo 4.120 exclusivamente contra a Influenza. No dia 31 de maio, outras unidades de shoppings também participaram da campanha, com 6.560 doses aplicadas, 3.031 delas da vacina contra a gripe.

Até 1º de junho, Fortaleza vacinou 342.046 pessoas contra a Influenza. Deste total, 242.886 (23,5%) pertencem ao público prioritário da Campanha Nacional de Vacinação.

Redação 7 de junho de 2025 7 de junho de 2025
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

EducaçãoPrefeitura

SME promove experiência para 1.200 crianças da Rede Municipal de Ensino na Cidade Mais Infância

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Trecho da Rua Pinto Madeira é bloqueado para viabilizar obras de requalificação

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Fortaleza ultrapassa meta nacional no acompanhamento de saúde do Bolsa Família no primeiro semestre de 2025

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Novo Plano Diretor propõe a ampliação da área verde protegida em Fortaleza

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Prefeito Evandro Leitão inaugura o primeiro Centro de Educação Infantil da gestão

14 de agosto de 2025
Prefeitura

Letras e Muros: Vila das Artes abre inscrições para oficina de arte urbana, com Ramon Sales

14 de agosto de 2025
Informe FortalezaInforme Fortaleza